Taxa de desemprego subiu para 7% em Junho

Estes dados do INE não especificam os números do desemprego por região

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 7% em Junho, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) conhecidos esta quarta-feira, 29 de Julho. 

De acordo com o INE, «a taxa de desemprego situou-se em 7%, mais 1,1 pontos percentuais que no mês precedente, mais 0,8 pontos percentuais que há três meses e mais 0,4 pontos percentuais que há um ano».

Estes dados do INE não especificam os números do desemprego por região. No Algarve, de acordo com os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos em Maio, nos centros de emprego do Algarve, subiu 202,4% em relação ao mesmo mês do ano passado

Nestes dados, relativos a Junho, o Instituto Nacional de Estatística diz que a população empregada «registou variações de +0.1%, relativamente ao mês anterior, de -3,2% em relação a três meses antes e de -3,6% por comparação com o mesmo mês de 2019».

O INE divulgou ainda taxa de subutilização de trabalho, indicador que agrega a «população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego mas não disponíveis e os inativos disponíveis mas que não procuram emprego».

Esta taxa foi de 15,4% em Junho, mais 0,8 pontos percentuais do que em Maio, mais 3,0 pontos percentuais que há 3 meses e mais 2,4 pontos percentuais do que há um ano.

O INE explica que, «para o aumento mensal da taxa de subutilização do trabalho neste mês, ao contrário do sucedido nos meses anteriores, contribuiu exclusivamente o aumento do número de desempregados e do subemprego de trabalhadores a tempo parcial, já que diminuiu o número dos inativos à procura de emprego mas não disponíveis para trabalhar e o de inativos disponíveis mas que não procuram emprego».

Quanto ao valor da taxa de desemprego de Maio, o INE reviu-o em alta para 5,9%, quando os dados provisórios falavam em 5,5%.

 

 




Comentários

pub