Nova versão da plataforma AlgarveAcolhe já está online

Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, participou no webinar de apresentação

A nova versão da plataforma AlgarveAcolhe foi apresentada, esta quinta-feira, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), num webinar que contou com a participação de Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional. Nesta sessão também foi promovida a plataforma T-Invest.

A plataforma AlgarveAcolhe foi desenvolvida no âmbito do projeto Revit+, uma parceria da CCDR Algarve com a AMAL e o NERA, a plataforma e congrega a oferta regional de parques empresariais de iniciativa pública, privada, ou mista, que, «embora partilhando visões e experiências
distintas, aspiram de forma integrada a promover e divulgar as suas infraestruturas num âmbito nacional e internacional».

Cofinanciada pelos fundos da União Europeia, através do CRESC Algarve 2020, a Algarve Acolhe «assume os novos desafios à gestão e ordenamento das áreas de acolhimento empresarial, à sua administração, à competitividade das empresas instaladas e na forma como estas se relacionam», acrescenta a CCDR Algarve.

O webinar de apresentação contou com as intervenções de Francisco Serra (presidente da CCDR Algarve), Vítor Neto (presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve), Joaquim Brandão Pires (primeiro secretário da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve), Paulo Bota (CCDR Algarve) e Ricardo Sena (WKT).

Os oradores «deram conta das novidades da plataforma online AlgarveAcolhe, a qual tem vindo, desde 2008, a apoiar os investidores na seleção do melhor espaço para desenvolverem as suas atividades empresariais».

Com esta versão, explica a CCDR, «um empreendedor que pretenda instalar uma nova atividade empresarial no Algarve ou queira relocalizar a sua empresa, poderá consultar a plataforma e encontrar informação georreferenciada das áreas de acolhimento empresarial e respetivos lotes, identificando valências, disponibilidades, acessibilidades e contactos, agora totalmente integrada com a Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve (IDEAlg), que tem a ambição de constituir um projeto de referência regional no âmbito dos sistemas de informação geográfica».

No mesmo evento, António Ramos apresentou a plataforma T-Invest, desenvolvida pelo Ministério da Coesão Territorial. Este é um instrumento que «agregará, sistematizará e divulgará a soma dos benefícios disponibilizados pelas autarquias a empreendedores e famílias, permitindo aos cidadãos terem acesso num único lugar ao conjunto de incentivos e apoios disponibilizados pelos municípios para a melhoria da competitividade dos seus territórios», conclui a CCDR Algarve.
 


Comentários

pub