Lagos compra camiões de recolha de lixo mais sustentáveis

Camiões custaram 570 mil euros

Lagos tem dois novos camiões de recolha de lixo, com capacidade para um maior volume de resíduos. Segundo a autarquia, a compra destas duas novas viaturas «obedeceu sobretudo a critérios de eficiência e sustentabilidade».

A Câmara de Lagos explica que «o sistema de compactação por rotação destas viaturas permite recolher um maior volume de resíduos, o que se traduz em menos idas à Estação de Transferência da Algar e, consequentemente, na possibilidade de reformulação e realização mais rápida dos circuitos de recolha, com poupança de combustível e menor impacto ambiental».

A autarquia realça ainda que as novas viaturas, que custaram perto de 570 mil euros, têm uma cabine rebaixada e caixa automática, «o que se traduz em ganhos importantes de qualidade e condições de trabalho para os motoristas que efetuam este serviço, uma vez que, por circuito, estes profissionais realizam em média 70 paragens (descidas e subidas da cabine) para manobrarem a grua, o que obriga à constante utilização da embraiagem, movimento que deixa de ser necessário com a utilização de caixa automática».

As duas viaturas de 26 toneladas que irão agora entrar ao serviço, depois de os trabalhadores receberem uma formação, estão equipadas com grua (para permitir a recolha de RSU dos contentores subterrâneos) e têm uma capacidade de 20 m3.

Além destes camiões de recolha de lixo, a Câmara de Lagos adquiriu também uma novo camião com grua e barquinha, para o serviço de espaços verdes. Esta viatura permite facilitar a poda de árvores e, simultaneamente, a recolha destes resíduos verdes. No entanto, realça a Câmara de Lagos, «poderá ser igualmente utilizada em outros trabalhos em altura». Esta viatura de 16 toneladas custou à autarquia lacobrigense cerca de 198 mil euros.

 



Comentários

pub