Junho foi mês «muito seco», mas no Algarve choveu mais do que o normal

Temperatura do ar em Junho foi «normal»

O mês de Junho, em Portugal Continental, foi «muito seco», com um valor médio da quantidade de precipitação muito inferior ao normal, mas no Algarve, em particular da região de Faro, os valores de precipitação foram superiores ao normal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, «na generalidade das estações meteorológicas os valores de precipitação foram muito inferiores ao normal em quase todo o território», apenas 27% do valor médio, «exceto no Algarve e em particular na região de Faro onde foram superiores».

Devido à fraca precipitação em Portugal Continental, «verificou-se uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território e um aumento da área em seca meteorológica.

As regiões do interior Norte-Centro e a região de Lisboa e Vale do Tejo estão na classe de seca fraca e a região Sul encontra-se nas classes de seca fraca e seca moderada.

Em relação à temperatura do ar o mês de Junho foi normal com um valor médio da temperatura média do ar muito próximo do valor médio 1971-2000 (-0.01 °C).

O valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -0.62 °C, sendo o terceiro valor mais baixo desde 2000, já o valor médio da temperatura máxima do ar foi 0.59 °C superior ao valor normal 1971-2000.

Até dia 19 de Junho, os valores de temperatura do ar «foram quase sempre inferiores ao valor médio mensal».

No entanto, destaca o IPMA, a partir do dia 20, «verificou-se uma subida da temperatura do ar, em particular da temperatura máxima, sendo de destacar os dias 22, 23, 29 e 30 com um valor médio de temperatura máxima no território superior a 30°».



Comentários

pub