Feira da Serra fica em casa, mas João Baião sai à rua

Será lançado um portal com os expositores

Marlene Guerreiro e Vítor Guerreiro

É a grande montra do concelho de São Brás de Alportel e, mesmo nestes tempos de pandemia, não podia deixar de acontecer. A #feiradaserraemcasa realiza-se de 23 a 26 de Julho, com um portal online de divulgação de artesãos e produtos e a transmissão em direto do programa “Domingão”, da SIC . Estas serão maneiras de «levar a Feira da Serra aos quatro cantos do mundo», dando alento à economia local e ao «orgulho dos são-brasenses».

Este ano, ao contrário do que é habitual, o certame não será presencial. A Escola Básica Poeta Bernardo dos Passos, que costuma acolher a Feira da Serra, não se transformará na «grande mostra» do concelho de São Brás, numa decisão «agridoce», mas que teve de ser tomada.

A versão deste ano do certame, que foi apresentada esta quinta-feira, 16 de Julho, à sombra da Azinheira do Alportel, teve de ser repensada.

«Somos teimosos e apaixonados pela nossa terra e pelas nossas gentes. Não conseguíamos viver estes últimos dias de Julho sem ser a fazer aquilo de que mais gostamos: ajudar os artesãos e os produtores. Temos consciência das dificuldades que este setor está a viver e tentámos ver como ajudar», começou por explicar Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás.

 

 

No início, ainda se pensou em «fazer uma Feira da Serra diferente, mais pequena, mas vimos que não dava para fazer presencial. Então decidimos pôr tudo dentro na Internet», acrescentou.

Assim, no próximo dia 23, às 19h00, será lançado um portal chamado “Feira da Serra Online” que apresentará os participantes da Feira da Serra. Cada expositor terá fotografias dos seus produtos e contactos para, quem quiser, fazer as suas compras.

Será um «género de catálogo com os contactos», explicou Marlene Guerreiro. «É só uma ferramenta, mas poderá ser uma boa maneira de ajudar. Vamos vender um pouco de tudo. Eu própria, como visitante da Feira, tenho sempre aqueles produtos que gosto de comprar», acrescentou.

Todos os expositores da edição do ano passado foram convidados e serão esperados «cerca de 100 participantes».

Além deste portal, a Feira da Serra terá, na sexta-feira, dia 24, um concerto pela Orquestra Clássica do Sul, presencial, mas limitado a 60 pessoas, no Cine-Teatro de São Brás. Os bilhetes, que custam 7 euros, já estão à venda na Galeria Municipal.

Sábado, 25, será dia de desfile de moda. O “São Brás Fashion”, que costuma subir ao palco da Feira da Serra, desfilará pelas redes sociais e Meo Canal do Município.

A iniciativa, que tem a parceria da ACRAL (Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve), contou com a participação de jovens modelos voluntários, envolvendo cabeleireiros, esteticistas e restauração local. Os vídeos, que já foram gravados, vão ser transmitidos no dia 25.

Para domingo (26 de Julho) ficou destinado o programa televisivo “Domingão”, da SIC, que será transmitido em direto de São Brás, com João Baião, Luciana Abreu e Emanuel. Pelo concelho andará «um palco móvel» com atuações de artistas.

 

Vítor Guerreiro

 

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, salienta que esta será uma maneira de dar «visibilidade» ao município, ajudando ainda a economia local, uma vez que a equipa do programa, de 30 pessoas, vão comer e dormir em São Brás.

No fundo, toda esta programação de uma «Feira da Serra diferente» quer «passar uma mensagem de esperança em como, juntos, vamos ultrapassar estes dias difíceis», segundo o autarca.

«Vamos levar a Feira da Serra aos quatro cantos do mundo, através do portal online, e isso já está a ter um efeito positivo, que é o facto de as pessoas estarem envolvidas nisto porque a Feira da Serra online vai mostrar os seus produtos. Digamos que é uma luz de esperança no que será o futuro», acrescentou.

Futuro esse que, espera-se, seja com uma Feira da Serra presencial…já em 2021, quando o ingrediente convidado será o medronho.

«Este ano vai ser assim, vamos dar a conhecer os produtos e, para o ano, vamos ter ainda mais gente a comprar na Feira da Serra», concluiu Vítor Guerreiro.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

 

Está na hora de ajudar-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub