Fartoon regressa ao MAR Shopping Algarve com terceira edição inspirada nas migrações

Os 35 cartoons finalistas foram selecionados de entre 250 trabalhos, provenientes de 21 países.

O FARTOON – Mostra de Cartoons de Faro pode agora ser visitado no MAR Shopping Algarve, onde os cartoons finalistas voltam a estar em destaque até ao dia 7 de Agosto.

Organizada pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, a mostra internacional inspira-se num tema da atualidade, a “Europa e o fenómeno migratório”, e está patente na área da Mango.

Esta edição do FARTOON, agora novamente em exposição, teve a maior afluência de inscrições de sempre. Os 35 cartoons finalistas foram selecionados de entre 250 trabalhos, provenientes de 21 países.

Promovendo o cartoon como uma «forma de expressão e de comunicação», o FARTOON tem também como objetivo «dar a conhecer novos talentos».

Com o tema “Europa e o fenómeno migratório”, o FARTOON – Mostra de Cartoons de Faro «aumenta a consciencialização para temas da sociedade contemporânea, um dos papéis atribuídos ao cartoon enquanto forma de arte».

Os participantes foram desafiados a considerar as várias causas e origens da migração, incluindo os conflitos, preconceitos religiosos e raciais, assim como as alterações climáticas e os problemas ambientais.

Entre os finalistas está o cartoon do português Hélder Peleja, além de trabalhos provenientes de países tão distintos como Brasil, Turquia, Rússia, França, Síria ou Cuba, entre outros. Os primeiros prémios foram atribuídos, respetivamente, a Sava Babic, da Sérvia; J. Kustana, da Indonésia; e Ali Shafai, do Irão.

 

 



Comentários

pub