Estudantes do Algarve saem à rua para «Descontaminar a Economia»

Estão previstas ações em Faro, Portimão, Albufeira e Lagos

Os núcleos do Algarve da Brigada Estudantil e da Greve Climática Estudantil vão sair à rua na quinta e na sexta-feira, respetivamente, para protagonizar iniciativas no âmbito da “DescontaminAcção – Semana de Ação para Descontaminar a Economia”, um evento nacional que começou hoje e termina no domingo, dia 26.

Durante uma semana, tentar-se-á «colocar uma perspetiva de justiça social e justiça climática no centro da agenda para a recuperação após a pandemia», segundo os dois coletivos de estudantes algarvios que aderem à iniciativa.

No Algarve, a primeira ação a realizar-se é a vigília “A Luta Estudantil não tira férias”, que a Brigada Estudantil vai protagonizar às 15h00 de dia 23 à porta do Campus da Penha da Universidade do Algarve.

No dia seguinte, a próxima sexta-feira, a Greve Climática Estudantil promoverá a performance “Mudaram-se os tempos, mas não as vontades” em quatro cidades algarvias, nomeadamente Faro (9h30, Mercado Municipal); Albufeira (11h30, Câmara Municipal); Portimão (15h, Jardim das Águas Livres); Lagos (17h, Mercado dos Escravos).

Estas serão duas das muitas ações que serão organizadas um pouco por todo o país «por vários coletivos de diferentes setores das lutas sociais, com uma diversidade de táticas e sempre com atenção à segurança sanitária».

A Semana de Ação para Descontaminar a Economia é co-organizada pela Art for Change, a Assembleia Acção pela Habitação, a Brigada Estudantil, o Climáximo, a Greve Climática Estudantil e o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center.

«As organizadoras defendem que neste período de recuperação da pandemia é necessária uma perspectiva clara de justiça social e climática que ponha no centro os serviços públicos e os direitos básicos e reiteram a importância de juntar forças entre as diversas lutas para enfrentar as raízes comuns dos problemas sociais», acrescentam os dois coletivos estudantis do Algarve.

 



Comentários

pub