Dirigentes de IPSS de Pêra acusados de desviar dinheiro para comprar eletrodomésticos

Os antigos dirigentes vão agora ser julgados por um tribunal coletivo

Tribunal de Silves

O ex-presidente e a ex-diretora de serviços de um centro social, situado em Pêra (Silves), suspeitos de desviar dinheiro para comprar eletrodomésticos, foram acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de abuso de confiança qualificada, infidelidade, acesso ilegítimo, falsidade informática e furto.

Segundo a acusação, de Janeiro de 2012 a Junho de 2016, «os arguidos retiraram do centro social, por várias formas, várias dezenas de milhares de euros que gastaram em proveito próprio».

De acordo com o MP, estas pessoas usam o dinheiro da instituições para comprar bens, como «eletrodomésticos, no valor próximo de 10 mil euros».

Além disso, ainda de acordo com a acusação, para que a contabilidade do centro social não refletisse os desvios de dinheiro, de cerca de 21 mil euros, «a arguida entrou com palavras passe e nomes de utilizadores seus conhecidos no site da Autoridade Tributária» e, sem conhecimento das pessoas, «emitiu em seu nome faturas-recibo fictícios».

O inquérito foi dirigido pelo MP de Silves do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, com a coadjuvação da Polícia Judiciária. Os antigos dirigentes vão agora ser julgados por um tribunal coletivo.

 

 



Comentários

pub