Câmara de Lagos está a tornar as suas passadeiras acessíveis a todos

Medida pensa naqueles com mobilidade reduzida, mas também em ´pessoas cegas ou com capacidade de visão reduzida

A Câmara de Lagos está a levar a cabo diversas obras de melhoria da acessibilidade e mobilidade dos cidadãos, nomeadamente de rebaixamento do acesso a passadeiras, no valor global de cerca de 150 mil euros.

A empreitada “Rebaixamento de acesso a passadeiras inseridas em zona urbana”, que já está numa «fase adiantada de execução», além de estar a rebaixar o acesso às passadeiras, para eliminar as barreiras à circulação de cidadãos com mobilidade reduzida, também consiste «na colocação de um piso colorido e com relevo adaptado às necessidades das pessoas cegas ou com capacidade de visão reduzida», segundo a autarquia lacobrigense.

«A solução de piso tátil que está a ser colocada junto às passadeiras é o chamado pitonado, designação que, segundo explica o site da ACAPO, entidade consultada para a elaboração do projeto, deriva das meias bolas em alto-relevo que caracterizam esse revestimento. A cor vermelha também não é acidental, uma vez que tem como objetivo demarcar a aproximação da passadeira para pessoas que apresentam algumas limitações de visão», descreve a Câmara de Lagos.

Com esta intervenção, «Lagos pretende afirmar-se como uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva».

Comentários

pub