Assembleia Municipal de São Brás aprova Relatório de Contas do ano passado

Segundo a autarquia, esta aprovação atesta o «exercício eficaz, rigoroso e responsável da execução orçamental do Município»

A Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, reunida a 29 de Junho, aprovou por maioria o Relatório de Prestação de Contas da Câmara, relativo ao ano passado.

Segundo a autarquia, esta aprovação atesta o «exercício eficaz, rigoroso e responsável da execução orçamental do Município que permitiu a transição de um saldo de 831.240,05 euros para 2020».

Entre os diversos indicadores de uma situação económica e financeira equilibrada no Município, «destaca-se uma taxa de execução orçamental relativa à receita de 93,57%, valor acima do valor de referência de 85%, previsto na Lei das Finanças Locais».

Na opinião da autarquia, houve «um exercício rigoroso de gestão do orçamento municipal que permitiu a realização da atividade regular municipal a par de diversos investimentos, de onde se destacaram o desenvolvimento de projetos na área da educação e das acessibilidades/mobilidade, bem como na requalificação do património e da manutenção da rede de equipamentos do município, e prol da qualidade de vida de todos os cidadãos».

Ao nível de pagamentos a fornecedores, «o Município registou um prazo médio de pagamentos na ordem dos sete dias, valor que coloca o Município nos melhor níveis do ranking do setor autárquico até ao final de 2019. Importa ainda referir, que a 31 de Dezembro não se registaram quaisquer dívidas em atraso».

O Relatório de Prestação de Contas de 2019 foi supervisionado pelo auditor externo DQF & Associador, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas que emitiu a certificação legal «sem reservas e sem ênfases»..

Para Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, este montante que transita para o orçamento municipal de «permite uma maior capacidade de intervenção num ano que, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, se apresenta particularmente exigente ao nível das respostas sociais e de apoio à economia local».

 

 



Comentários

pub