Aljezur já tem Unidade de Saúde Móvel

Aljezur é um dos 10 concelhos algarvios que já tem uma Unidade Móvel de Saúde

Aljezur já tem, ao dispor da população, uma Unidade de Saúde Móvel de proximidade, com o objetivo de levar cuidados a sítios mais remotos do concelho. 

Segundo a Câmara de Aljezur, o «principal objetivo é diminuir a assimetria verificada no acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, assegurando nos territórios rurais e de baixa densidade uma cobertura adequada».

«Espera-se diminuir a probabilidade de populações envelhecidas e isoladas não serem seguidas regularmente ou de forma programada. Este investimento qualifica a rede de equipamentos de saúde existente, adaptando-a à nova realidade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social», acrescenta.

Aljezur é, assim, um dos 10 concelhos algarvios com uma Unidade Móvel de Saúde já disponível.

Cada uma é propriedade da respetiva autarquia municipal, que é o beneficiária financeira do apoio comunitário. Através de acordos de cooperação e de outros instrumentos de gestão, o projeto contempla a articulação entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e cada uma das 10 Câmaras municipais.

A ARS Algarve assegura os profissionais de saúde e os materiais de consumo clínico e cada autarquia assegura toda a operacionalidade da unidade de saúde móvel, incluindo do profissional que a conduz.

As 10 unidades de saúde móveis de proximidade estão equipadas para realização de atos de diagnóstico e vigilância, podendo ser utilizadas por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde, para complementar a oferta das unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Algarve (Barlavento, Central e Sotavento), contando ainda com o apoio de outros profissionais assegurados pelas respetivas câmaras municipais.

O investimento foi candidatado ao programa operacional CRESCAlgarve 2020 pela ARS em duas fases, sendo beneficiários financeiros na primeira fase, as câmaras municipais de Alcoutim, Aljezur, Loulé, Monchique, São Brás de Alportel, Silves e Tavira e, na segunda fase, as Câmaras municipais de Albufeira, Castro Marim e Portimão. O investimento foi realizado em 2017 e 2018, conjuntamente para as duas fases.

 



Comentários

pub