Silves passou a contar com mini bibliotecas comunitárias em diferentes locais do concelho, de onde qualquer pessoa pode levar o livro que quiser, sem ter de se registar ou de se preocupar com prazos de devolução.
O «primeiro Livro-Biblioteca nascido no concelho de Silves» é um projeto educativo e cultural, «de conceito simples, mas diferenciador, que pretende, de forma democrática e descentralizada, tornar os livros e a literatura acessíveis a toda a população», segundo a Câmara de Silves, que dinamiza a iniciativa através da sua Bibliteca Municipal.
«“Leve, leia e devolva” é o mote subjacente a este projeto, de livre acesso, sem a presença de funcionários, nem prazos de devolução, porque o sistema é assente na confiança e na cidadania. Nestas Mini Bibliotecas, os leitores poderão encontrar livros de diversos estilos e temáticas, maioritariamente de ficção, dirigido a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira», acrescentou a autarquia.
O objetivo é «promover a leitura de forma gratuita e espontânea, aumentar os índices de literacia, estreitar os laços comunitários e exercitar a cidadania através do recurso a um espaço totalmente inesperado».
Esta iniciativa é desenvolvida «em sintonia com os mais recentes programas literários dinamizados um pouco por toda a Europa, assim como na América e Canadá» e surge «como um dos objetivos do Município de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, de projeção de uma rede de bibliotecas de 3ª geração pensadas para o século XXI, onde as mesmas assumam um papel catalisador e de liderança nas comunidades locais, contribuindo para que se tornem comunidades baseadas no conhecimento».
Localizações das Mini Bibliotecas:
– Armação de Pêra – junto do Posto de Turismo;
– Pêra – junto da Junta de Freguesia;
– Alcantarilha – junto da Junta de Freguesia;
– Tunes – junto da Junta de Freguesia;
– Portela – junto da Escola EB1.