Requalificação da zona envolvente à Casa do Sal começa «dentro de poucos dias»

Esta é «uma das intervenções urbanísticas mais aguardadas na vila de Castro Marim»

A obra de requalificação da zona envolvente à Casa do Sal, em Castro Marim, deverá «avançar dentro de poucos dias», depois de o financiamento da União Europeia ter sido aprovado.

Esta é «uma das intervenções urbanísticas mais aguardadas na vila de Castro Marim», diz a Câmara Municipal.

As obras passam pela requalificação e valorização deste espaço público, zona onde se realizam os mercados mensais e zona de acesso à Casa do Sal e ao centro da vila.

O projeto tem também o objetivo de valorizar os modos suaves de mobilidade, contemplando várias zonas pedonais e uma área de jardins que vai cobrir quase metade do espaço.

«Predominarão os materiais e as técnicas tradicionais da região, como o reboco tradicional, o ladrilho regional ou as cantarias em pedra calcária», diz a autarquia.

«Lamentamos que o município tenha estado em risco de perder esta candidatura pré-aprovada em 2017, à conta das dificuldades geradas pela governação na 1ª fase do mandato. Mesmo assim, a obra que agora se apresenta teve que suprir uma componente importante do projeto inicial, por ser hoje mais cara, circunstâncias do mercado. É um investimento determinante que se inclui no processo de regeneração da vila de Castro Marim, que levou também à criação de uma ARU (Área de Reabilitação Urbana), com benefícios fiscais para os particulares», salientou Filomena Sintra, vice-presidente e vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Económico.

De resto, o projeto obteve financiamento do programa CRESC Algarve 2020.



Comentários

pub