Quase metade dos portugueses diz que se interessa por «notícias de proximidade»

Este documento dedica uma parte aos media locais e regionais

47,9% dos portugueses declaram-se interessados «em notícias de proximidade». Esta é uma das conclusões do Digital News Report Portugal (DNR PT 2020), divulgado esta terça-feira, 16 de Junho. 

Este documento dedica uma parte aos media locais e regionais.

«Os dados relativos a notícias e órgãos de comunicação locais e/ou regionais surpreendem quer pela sua grandeza nominal quer pela importância que lhes é atribuída pelos portugueses. Apesar de ligeiramente menos interessados em notícias locais / regionais do que em notícias em geral, quase metade dos portugueses declara-se interessada em notícias de proximidade (47,9%)», lê-se.

Dos inquiridos em Portugal, «62,7% consultaram algum órgão de comunicação social na semana anterior, sendo de salientar a relação face a outras fontes: 53,8% dizem ter utilizado fontes oficiais, grupos locais ou comunicação pessoal para se informar sobre notícias a nível local».

Quanto às redes sociais «têm um papel preponderante». Por exemplo: um terço dos inquiridos declarou «ter usado plataformas de sociabilidade digital como fonte de notícias locais na semana anterior».

Já a «proporção de inquiridos que utilizou jornais locais é de 43,3%, com apenas 16,2% a utilizar canais de televisão local (projetos online ou cabo) e 19,7% estações de rádio».

Neste ponto, o Digital News Report salienta o facto de o ecossistema radiofónico regional ser «francamente maior e mais diverso que o televisivo, tendo, portanto, a rádio uma consolidação histórica, a nível local e regional, que não se verifica historicamente no campo da televisão dadas as limitações legislativas».

«Na sua generalidade, e independentemente do grau de dependência ou utilização de órgãos de comunicação social locais, os portugueses mobilizam em grande proporção na declaração da importância das diferentes fontes de notícias locais ou regionais, sintoma de que a imprensa local tem um papel subestimado no quotidiano informativo dos portugueses».

O Digital News Report Global deste ano, que agrega agora 40 países, também confirma as mudanças «subjacentes em direção a um ambiente de media digitais, mais móvel e mais dominado pelas plataformas digitais, mostrando nalguns países o aumento das assinaturas de conteúdos diferenciados e premium».

Ainda assim, segundo o relatório, Portugal não é ainda «um dos países com maior crescimento nas assinaturas de meios online».

É que, «apesar do crescimento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, a percentagem de portugueses que afirma pagar por notícias é de apenas 10,1%».

Este ano o Digital News Report Portugal (DNR PT 2020) foi lançado no mesmo dia que o Digital News Report Global (DNR).

 

 



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