Polvo apreendido em Vila do Bispo doado a uma IPSS local

Pesca de polvo é interdita durante o fim-de-semana

41 quilos de polvo que foram apreendidos pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, este sábado, na Praia do Barranco de Benaçoitão, em Vila do Bispo, foram doados a uma Instituição Particular de Solidariedade Socila (IPSS) deste concelho.

No dia 30, militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão intercetaram um homem de 38 anos, que trazia com ele polvo que tinha acabado de pescar, apesar da captura desta espécie estar parcialmente interdita.

«Relativamente à espécie polvo, Octopus Vulgaris, foram implementadas restrições temporárias, interditando a captura, a descarga e a manutenção a bordo e venda, entre as 22h00 de sexta-feira e as 22h00 de domingo, nas áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos do Algarve, visando esta medida contribuir para a gestão sustentável deste recurso», explica a UCC da GNR.

No caso dos pescadores lúdicos devidamente licenciados, também está interdita, «no mesmo período e local, a captura de mais de dois exemplares de polvo».

«O polvo apreendido foi devidamente acondicionado nas instalações da Lota em Portimão, onde após inspeção realizada na manhã do dia 1 de Junho [ontem], pela Autoridade Veterinária, se verificou que o polvo se encontrava próprio para o consumo humano, tendo o mesmo sido doado a uma instituição de solidariedade social local», acrescentou a mesma força de segurança.

 

 



Comentários

pub