Nova estrada entre Ferragudo e Lagoa será construída por privados

Obra começa no início de 2021 e será construída no âmbito do empreendimento “Pestana Ferragudo Resort”

As obras de construção de uma nova estrada entre a vila de Ferragudo e a cidade de Lagoa, incluída no empreendimento “Pestana Ferragudo Resort”, vão começar no início de 2021, anunciou a Câmara de Lagoa.

Esta via, que vai nascer paralela à atual linha de água conhecida por Vale de Deus e é uma aspiração antiga da população de Ferragudo, deixará Ferragudo a «5 minutos de distância» da sede de concelho.

A obra, a cargo do promotor do empreendimento e do futuro Campo de Golfe de Ferragudo, contempla, ainda, «a criação de bacias de retenção de águas da chuva para minimizar o risco de cheias repentinas na baixa de Ferragudo».

A construção de lagos na parte sudeste da área a intervencionar «permitirá também o abastecimento para rega do campo de golfe, juntando as águas a fornecer pela Associação de Regantes com as provenientes da ETAR da Boavista», acrescentou a autarquia.

 

 

Apesar de serem de iniciativa privada, esta intervenção traz «impactos positivos ao espaço público, para além de novos postos de trabalho». A autarquia realça, igualmente, que «a necessidade de valorizar e preservar o território e os patrimónios naturais e culturais daquela zona do concelho de Lagoa» foi um dos pontos centrais das negociações entre os empreendedores e o Município.

«A salvaguarda dos valores arqueológicos existentes e a integração no projeto de todos os poços, eiras, tanques, entre outros testemunhos de história que persistem nos 94 hectares de terreno, foram algumas das garantias asseguradas no contrato já assinado entre o dono da obra e a Câmara de Lagoa», assegurou a Câmara de Lagoa.

A autarquia também salienta «a recuperação da azinhaga existente no interior da propriedade privada – entre o Poço dos Pardais e a Via do Vale do Regato – com ligação a percursos pedonais e cicláveis», considerando-a «um dos exemplos da preocupação em conjugar a atividade do golfe com a defesa das potencialidades naturais e os testemunhos da vivência humana nesta parcela do território do concelho».

Ainda assim, Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, afirmou que o Campo de Golfe de Ferragudo deverá ser o último autorizado no concelho de Lagoa.

 



Comentários

pub