Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Organização das crianças e jovens por grupos, circuitos de entrada e saída e Planos de Contingência. A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou este domingo, 14 de Junho, uma orientação com as medidas de prevenção e controlo a adotar nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) que podem começar a reabrir amanhã, dia 15.

O documento refere que todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de Covid-9, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença, através da ativação e atualização dos seus Planos de Contingência, que devem incluir, por exemplo, a definição de uma área de isolamento.

Para manter o distanciamento, a orientação prevê, entre outras medidas, que as crianças e jovens sejam organizados em grupos e que a cada grupo deve ser atribuído, na medida do possível, uma zona ou sala do CATL.

lagos eventos

De forma a evitar o cruzamento de pessoas, devem ser definidos horários de entrada e de saída desfasados e definidos circuitos de entrada e saída das salas e espaços de atividades para cada grupo.

No acesso ao estabelecimento deve ser acautelada a higienização das mãos à entrada e à saída, com solução antisséptica de base alcoólica. Além de garantir as medidas de distanciamento dentro da sala, é necessário assegurar, sempre que possível, que os objetos das atividades lúdico-pedagógicas são regularmente higienizados.

De acordo com a orientação, todos os profissionais e crianças com idade superior a 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento.

A publicação estabelece também as medidas de higienização ambiental a adotar, bem como os cuidados a ter no refeitório e nos transportes. O transporte coletivo de crianças e jovens implica o cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros (por exemplo: um por banco) e a redução da lotação máxima de acordo com a legislação vigente, entre outras medidas.

Os ATL que não estão agregados a estabelecimentos de ensino podem reabrir amanhã, 15 de Junho. Já os restantes, vão voltar a funcionar a partir de dia 26.

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

ministra saude loule inem codu (4)

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (4)

Crianças da Pediatria do Hospital de Faro participam em projeto nacional de escrita solidária