Covid-19: Alcoutim faz testes gratuitos a quem quiser regressar ao concelho

A realização do teste está à distância de um telefonema

O objetivo é «reduzir o risco de contágio», num concelho extremamente envelhecido. Quem tiver ligações ao concelho de Alcoutim e quiser regressar, proveniente de outras localidades, vai poder fazer, de forma gratuita, testes à Covid-19. 

Esta é uma medida acabada de anunciar pela Câmara de Alcoutim e será posta em prática em colaboração com o Algarve Biomedical Center (ABC), podendo abranger tantos cidadãos nacionais como estrangeiros, «com comprovada ligação ao território concelhio».

A iniciativa surge numa altura em que se começa a aproximar o «período de férias e a vinda de muitos alcoutenejos que, de diversos pontos do país e também fora do país, expõem de forma acentuada a população residente, onde existe uma percentagem grande de pessoas com mais de 70 anos».

«Consciente de que a privação de visitas por parte de familiares durante todo o tempo de confinamento, aumenta a natural vontade de um regresso houve necessidade de implementar e/ou reforçar as medidas de segurança», explica a autarquia.

A parceria com a ABC na realização de testes rápidos foi uma alternativa que a autarquia encontrou, disponibilizando-as a todos de forma gratuita.

Neste projeto, «os investigadores optaram por combinar o rastreio serológico (técnica ELISA e kits de deteção rápida de anticorpos IgM e IgG anti-SARS-CoV-2) com testes de diagnóstico viral (qRT-PCR), para obter um máximo de informação, num curto espaço de tempo».

A realização desse teste está à distância de um telefonema para o número 800 208 302 no horário 08h30 às 15h00, sendo fornecidos os dados de identificação pessoal e posteriormente validados na Junta de Freguesia, no que diz respeito à ligação ao concelho.

Os testes serão agendados todas as segundas e sextas-feiras nas sedes de freguesia.

A preocupação do Município passa, então, por «contribuir para que o regresso dos alcoutenejos que vivem fora do concelho não ponha em causa a saúde dos seus familiares e amigos, assim como da restante população, garantindo a defesa da saúde pública e, simultaneamente, o controlo dos fatores de disseminação da doença».

«Esta é uma medida entre outras que fomos implementando ao longo do tempo e que, tal como todas as outras. é a pensar, sobretudo, no bem-estar e na segurança dos nossos concidadãos», diz Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim.

O autarca realça ainda «a capacidade instalada pelo ABC que já esteve ao serviço dos alcoutenejos nos testes aos funcionários e utentes dos lares e centros de dia, bem como aos funcionários das creches». estando «novamente ao nosso dispor para reduzir ao máximo a possibilidade de contágio no concelho».

«Deixamos o apelo a todos quanto estão nesta situação, que nos contactem, que agendem o seu teste e que passem com as vossas famílias, e amigos, umas férias tranquilas e inesquecíveis», conclui.



Comentários

pub