Apesar do «pequeno Verão que vamos ter», Albufeira está «otimista»

Hoje estão a ser hasteadas as 26 bandeiras azuis de Albufeira, dando o pontapé de saída para uma «época balnear diferente»

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

Este vai ser um «Verão pequeno», mas ainda assim José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, diz estar «moderadamente otimista», prevendo que «os meses de Julho e Agosto vão ter bastantes pessoas no Algarve, nomeadamente depois de abrirem as fronteiras quer terrestres, quer aéreas».

As declarações do edil daquela que é apresentada como a “capital do turismo no Algarve” foram feitas esta manhã, ao Sul Informação, após o hastear da primeira de 26 bandeiras azuis do concelho, na praia dos Pescadores, na cidade de Albufeira.

«Penso que o Verão se vai depois prolongar nos meses de Setembro e Outubro. Ontem estava a falar com um hoteleiro e ele já dizia que queria transformar o mês de Outubro no mês de Agosto. É um sintoma de que as pessoas estão, apesar de tudo, otimistas», acrescentou.

«Este é um dia simbólico do pequeno Verão que vamos ter», a propósito da primeira bandeira azul hasteada no concelho campeão, a nível nacional, nestes galardões de qualidade das praias.

 

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

A avaliar pela praia dos Pescadores, tudo está preparado para receber os banhistas nos areais do concelho de Albufeira: à entrada há dispensadores de desinfetante, acionados pelo pé, a passadeira tem setas azuis a indicar o sentido em que as pessoas devem circular, os toldos e guarda-sóis dos concessionários respeitam o distanciamento.

Com mais ou menos restrições, salientou José Carlos Rolo, «o certo é que as praias estão cá, os albufeirenses estão cá» e tudo está preparado para receber, com toda a segurança, os turistas.

Até porque, defendeu o autarca, «os utentes deste modelo de férias, tendo estado confinados, agora querem é sair e divertir-se», em segurança.

Por seu lado, Pedro Coelho, diretor regional da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), sublinhou o esforço de «articulação» feito entre todas as entidades – Autoridade Marítima, Câmara de Albufeira, Autoridade de Saúde e concessionários -, ao longo do último mês. «Foi um mês de preparação, de muito trabalho e de muitas incertezas. Estamos a começar a época balnear agora, mas num ano normal isso teria acontecido há um mês».

O diretor da APA acrescentou que, «com estas medidas, espera-se que haja segurança nas praias», para garantir a tranquilidade de uma «época balnear diferente».

Pedro Coelho salientou ainda que as medidas poderão ser «gradativas», decididas «à medida que a época balnear avançar».

 

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

O presidente da Câmara de Albufeira manifestou alguma preocupação em relação às notícias dos últimos dias, com os focos de contágio de Covid-19 a partir de Lagos (e afetando vários concelhos do Algarve) e de Aljubarrota: «são notícias que pensávamos já não ouvir de novo».

«Temos de tentar evitar contágios e descuidos e ir avaliando à medida que as coisas forem evoluindo, tomando novas medidas, de mais ou de menos aperto, por forma a que não tenhamos um segundo surto ou que, caso ele exista, seja muito diluído, porque a economia não consegue aguentar segundo confinamento, isso seria dramático», frisou José Carlos Rolo.

A situação de Lagos poderá ter efeitos negativos, numa altura em que muitos turistas ainda não marcaram as suas férias, questionou o Sul Informação. «Acreditando que o foco de contaminação foi a tal festa, é um bom aviso para que as pessoas tenham cuidado. Se não tiverem, pode haver um recrudescimento da situação, piorando e apertando mais as regras que estão no terreno, quando o ideal é que se pudesse ir diluindo essas regras», respondeu o autarca.

 

José Carlos Rolo – Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

E quais são as perspetivas dos hoteleiros de Albufeira para este Verão, em termos de reservas? «São razoáveis», admitiu. «As pessoas andam ainda muito a medo, ainda têm algum receio, também por causa das notícias internacionais. A perspetiva não é muito otimista, pelo menos de acordo com os empresários e hoteleiros com quem tenho falado».

Ainda assim, o presidente José Carlos Rolo mantém algum otimismo: «a partir do princípio de Julho, as pessoas vão mudar um bocado a sua maneira de ver as coisas».

Ao longo do dia, foram hasteadas as restantes 25 bandeiras azuis (em 24 praias e na Marina) do concelho de Albufeira, bem como as bandeiras de praia acessível em 13 areais.

Na praia do Pescadores, também lá havia uma bandeira nova, que hoje estava verde: a que indica o número de banhistas presentes. É que, apesar da manhã de sol e do mar tranquilo, às 10h30 da manhã, havia pouco mais de uma dezena de pessoas no areal desta praia situada no coração de Albufeira.

 

Fotos: Bárbara Caetano | Sul Informação

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub