Algar contrata mais motoristas, aumenta frota e reforça recolha seletiva de resíduos

Aposta em meios humanos e equipamentos a pensar no Verão

A Algar, empresa responsável pela gestão dos resíduos recicláveis no Algarve, vai contratar mais motoristas e auxiliares, aumentar a sua frota com seis novas viaturas e ainda reforçar a recolha nos ecopontos, recorrendo a prestadores de serviços externos.

Estas medidas destinam-se a reforçar a capacidade de recolha seletiva, tendo em conta o previsível «aumento na produção de resíduos na região durante o Verão, motivado pela afluência de turistas provenientes, sobretudo, de outras regiões do país».

Assim, a empresa anuncia a «contratação de mão-de-obra temporária para reforço da atividade de Recolha Seletiva (motoristas e auxiliares). Com este reforço pretende-se atingir 63 equipas».

Foram ainda adquiridas «seis novas viaturas», para integrarem «o parque de frota de Recolha Seletiva de ecopontos, totalizando 31 veículos», bem como foi feito o «reforço na recolha de ecopontos, recorrendo a prestadores de serviços externos».

A empresa recorda, em nota de imprensa, que disponibiliza os seguintes meios para a separação e deposição seletiva de resíduos de embalagens recicláveis: 3800 ecopontos distribuídos pelos 16 Municípios Algarvios, bem como 13 ecocentros para a receção de grandes quantidades de resíduos de embalagens recicláveis e/ou de maior dimensão (três em Loulé, dois em Albufeira, um em Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Tavira e Vila do Bispo).

Está ainda a funcionar o serviço “Algarlinha” (informações 800 203 251), constituído por equipas e viaturas que asseguram a recolha gratuita de embalagens recicláveis nos estabelecimentos comerciais aderentes e a recolha de envolventes nos ecopontos.

Esta parceria tem como principal objetivo «melhorar a articulação entre as entidades da região e a Algar na resolução de alguns constrangimentos operacionais que surgem, principalmente, nos períodos de maior concentração populacional no Algarve».

Nos últimos tempos, aliás, têm sido recorrentes as queixas de populações e de municípios em relação à falta de recolha dos resíduos para reciclagem nos ecopontos. De tal forma que em alguns municípios, nomeadamente em Portimão e Faro, os ecopontos de recolha seletiva ostentam avisos informando a população que a responsabilidade da sua gestão é da Algar.

Mas a empresa, além do reforço em meios humanos e em equipamentos, está a desenvolver ações para «sensibilizar a população no cumprimento de boas práticas, nomeadamente, alertar e impedir o estacionamento junto dos ecopontos, situação que inviabiliza a sua recolha», e para «controlo e fiscalização da deposição incorreta dos resíduos nos ecopontos».

 

 



Comentários

pub