Albufeira entregou mais desfibrilhadores automáticos

Ao todo, o concelho tem agora à disposição da comunidade um total de 10 equipamentos

O Município de Albufeira deu início à segunda fase do programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) com a entrega de equipamentos à GNR, Polícia Municipal e Serviço de Proteção Civil.

Ao todo, o concelho tem agora à disposição da comunidade um total de 10 equipamentos DAE móveis.

Nove deles estão instalados em viaturas de diversas entidades com responsabilidade em matéria de proteção e segurança, nomeadamente a GNR (4), Bombeiros Voluntários de Albufeira (1), Polícia Municipal (2) e Serviço Municipal de Proteção Civil (2).

O outro equipamento encontra-se localizado no Gabinete Médico/Gabinete de Enfermagem que existe no serviço de saúde ocupacional do Município, de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca a parceria existente com a GNR – Destacamento Territorial de Albufeira, desde o primeiro momento do programa, nomeadamente através da disponibilização de vários militares para fazerem a formação necessária, os quais estão agora devidamente habilitados à realização de manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa (SBV-DAE).

José Carlos Rolo referiu-se a esta parceria como «uma mais-valia, uma vez que devido à proximidade da vítima – a GNR está no terreno 24h/24h, 365 dias por ano – aumentamos a possibilidade de atuação precoce em situação de paragem cardiorrespiratória até à chegada do socorro diferenciado».

O autarca refere que, atualmente, o universo de operacionais de DAE é constituído por cerca de 170 pessoas, entre militares da GNR, Bombeiros e sociedade civil, sublinhando a importância do envolvimento da comunidade no projeto.

O programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município de Albufeira, de natureza comunitária, teve início em 2017, é licenciado pelo INEM e suportado por equipas locais de socorristas, devidamente formados e capacitados para intervir em situações de doença súbita de natureza cardiorrespiratória.

Intitulado “Albufeira + Segura”, assenta na instalação de equipamentos DAE fixos em locais estratégicos da via pública (em cabines apropriadas), contemplando, também, a disponibilização de equipamentos DAE móveis nas viaturas das forças de segurança.

Devido ao pendor inovador do programa, em 2018, o Município recebeu o galardão de “Melhor Município para Viver”, na categoria Social, uma iniciativa do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) em parceria com o semanário Sol, que há mais de uma década distingue os melhores projetos municipais no âmbito do Ambiente, Economia e área Social.



Comentários

pub