UAlg reabre a 4 de Maio, mas aulas presenciais não voltam

Academia dará viseiras e máscaras a funcionários

A Universidade do Algarve (UAlg) vai, a partir desta segunda-feira, 4 de Maio, retomar, de forma gradual, as atividades presenciais, mas as aulas continuarão a ser através do ensino à distância.

Com o fim do Estado de Emergência, a academia algarvia deu a conhecer, esta quinta-feira, 30 de Abril, um plano para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia da Covid-19.

Esta segunda-feira, os portões dos três campi (Gambelas, Penha e Portimão) voltarão a estar abertos para toda a comunidade académica. Cantinas e bibliotecas voltarão a funcionar.

As cantinas retomarão o seu funcionamento ao almoço, em regime presencial e em regime de take away, adotando medidas de limitação do número de utentes em simultâneo, como forma de evitar a aglomeração de um elevado número de pessoas, cumprindo as regras de higienização dos espaços e de proteção individual.

Prevê-se a reabertura de um bar por cada Campus, mantendo-se para já os restantes bares, restaurante grill e o restaurante universitário encerrados. A abertura dos restantes espaços será avaliada sempre que tal se justifique.

As bibliotecas serão reabertas, de forma faseada, com funcionamento alternado dos espaços e salas de estudo, limitação do número de utentes em simultâneo e cumprimento das normas de higiene e de proteção fixadas.

Ao Sul Informação, fonte da UAlg disse que a academia algarvia vai dar «viseiras e máscaras» aos funcionários destes espaços.

Os Serviços Académicos, os Serviços de Ação Social, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e os Secretariados das Unidades Orgânicas continuarão a privilegiar o atendimento não presencial.

Quanto às aulas, mantém-se «as atividades letivas no regime de ensino à distância». Esta decisão, explica o plano, deve-se «ao esforço desenvolvido na adaptação ao ensino a distância», ao «facto de muitos estudantes terem regressado aos seus locais de residência» e à «necessidade de garantir estabilidade e previsibilidade no processo ensino-aprendizagem».

Há, ainda assim, uma exceção para as aulas que têm de decorrer em laboratório.

«As práticas laboratoriais que constituem pré-requisitos essenciais para o prosseguimento dos estudos e que foram gravemente afetadas pela suspensão das atividades presenciais deverão realizar-se antes do início do próximo ano letivo, não podendo ser programadas para os períodos definidos para realização de exames nos meses de Junho e de Julho», lê-se no plano.

Fonte da UAlg explicou ao nosso jornal que se mantêm «as datas do calendário escolar», com o fim do 2º semestre a 26 de Maio.

No início da próxima semana, de resto, será publicado despacho reitoral com informação mais detalhada sobre o regime excecional de funcionamento das atividades letivas até ao final do ano escolar 2019/2020 (aulas e avaliações).

Quanto aos centros de investigação, vão «retomar progressivamente a sua atividade nas instalações».

«Para o efeito, cada Centro, em função da sua atividade laboratorial ou outra, definirá um plano com as medidas que garantam o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes e as normas técnicas em vigor, nomeadamente ao nível sanitário e de higiene, garantindo condições de proteção individual e cumprimento das normas de distanciamento em espaço fechado».

Paulo Águas, reitor da UAlg, lembra, numa mensagem à comunidade académica, que, apesar desta retoma gradual das atividades, «cada um de nós, através da sua ação, tem um papel determinante no combate à pandemia».

«Temos a obrigação não só de nos protegermos, mas também de proteger os outros», acrescenta.

O reitor realça ainda a «resposta extraordinária» da comunidade académica, «revelando uma forte resiliência e uma grande capacidade de superação».

Para conhecer o plano completo, clique aqui.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub