Primeiro ponto de informação “Covid Free” já funciona no centro de Alvor

Iniciativa vai ser replicada, com as devidas adaptações, na Mexilhoeira Grande e na Praia da Rocha, entre outros locais do concelho

Aberto desde a passada segunda-feira, 18 de maio, o ponto de informação dedicado à Covid-19, operado pela Junta de Freguesia de Alvor, assegura, neste arranque, uma média de 15 atendimentos diários, números que, segundo o presidente da Junta Ivo Carvalho, «espera-se que venham a aumentar com a maior afluência turística».

Este projeto “Covid Free”, que envolve, além daquela autarquia, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Ação Social do Município de Portimão, bem como a Unidade de Saúde Pública e, no futuro, a Guarda Nacional Republicana, visa «aproximar da população as autoridades e serviços que estão na linha da frente no combate à pandemia, garantindo aos munícipes um atendimento personalizado presencial», explica a autarquia.

Dirigido sobretudo à população mais idosa, também os comerciantes e demais empresários da vila de Alvor encontram naquele espaço a possibilidade de esclarecer dúvidas, solicitar apoio ou até reportar constrangimentos.

O equipamento foi ainda pensado para responder às necessidades dos turistas e migrantes, uma vez que dispõe de uma coleção abrangente de informação relevante em múltiplas línguas.

Este “posto avançado” da Linha Proteção 24 permite assegurar uma ligação permanente e direta com o Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil e, a partir desse, com todas as entidades relevantes, para assegurar uma resposta célere às mais variadas questões do cidadão, com destaque para as áreas da proteção civil, apoio socioeconómico, apoio psicossocial, saúde pública e segurança, não só no âmbito da Covid-19, mas também noutras temáticas.

Em poucos minutos, qualquer pessoa poderá ficar esclarecida sobre aspetos tão simples como optar pela máscara adequada, colocá-la corretamente ou quais as orientações/recomendações que deve seguir em cada contexto, existindo para o efeito uma capacidade multimédia, através de vídeos de curta duração produzidos pela Proteção Civil Municipal, com o apoio da Unidade de Saúde Pública de Portimão.

 


Kit de Comerciante pode ser pedido aqui

No âmbito da iniciativa do Município de Portimão de apoiar o comércio local e a restauração, nesta reabertura em período de desconfinamento, este é também um dos pontos para solicitar/levantar o kit de comerciante.

O conjunto disponibilizado é composto por viseiras, máscaras, luvas, desinfetante de mãos e sinalética, com o objetivo de assegurar uma operação segura, no momento em que se apela ao cumprimento de todas as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Esta iniciativa vai ser replicada, com as devidas adaptações, na Mexilhoeira Grande e na Praia da Rocha, entre outros locais do concelho.

 

 




Comentários

pub