MOJU põe jovens de Olhão a ajudar a sua e outras famílias com hortas comunitárias

Interessados ainda se podem inscrever

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão está a desafiar os jovens algarvios a criar nas suas casas mini hortas comunitárias para abastecer a sua família, mas também outros agregados, no âmbito do projeto “Planta 1 Doa + 1”.

Esta é uma iniciativa de voluntariado jovem, «inovadora a nível local, com os objetivos de incentivar a produção de alimentos essenciais em casa, reforçar a economia circular e incentivar à participação cívica».

O projeto vai começar no 1 de Junho e termina a 21 de Julho, «sendo em formato maioritariamente online» e dirige-se a jovens dos 14 aos 30 anos. Os interessados poderão inscrever-se online até dia 22 de maio de 2020.

«Na primeira semana, os/as voluntários/as recebem formação para iniciar as suas hortas e para se compreender as necessidades de cada família, de forma a promover os materiais necessários e em quantidade suficiente para semearem para a sua família e ainda semearem outra parte que será doada a famílias sinalizadas. Após a análise das necessidades, os kits de iniciação à horta serão entregues aos/às voluntários/as pela associação», descreveu a MOJU, que promove o projeto no âmbito de uma candidatura ao programa Geração Z, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 




 

Catarina Arraes, presidente da MOJU, explica que se pretende «que os/as voluntários/as tenham o mínimo de despesas possíveis. Apesar de receberem uma bolsa de voluntariado para despesas, é importante realçar que estamos numa época pandémica e muitos dos jovens estão a passar dificuldades. Há quem tenha casa, família com dificuldades, descendentes,… sendo assim, não queremos que as hortas tenham muitas despesas associadas, podendo focar-se nesta aprendizagem e dever cívico ao invés dos custos que acarreta».

No decorrer do projeto serão dados desafios e temas de debate: diariamente será feita uma captação fotográfica das tarefas realizadas pelos/as jovens; semanalmente serão realizadas reuniões para partilhar o processo e deixar desafios para realizar (um adubo, inseticida natural, etc); também serão lançados temas de debate sobre empreendedorismo social (dinâmicas juvenis no concelho, troca de ideias para minimizar o impacto da pandemia a nível local, etc).

«Muito mais do que plantar e dar, queremos também promover competências de empreendedorismo social», diz a presidente da MOJU.

«Temos muitas atividades de ocupação dos tempos livros para as crianças e jovens, é certo, mas poucas são as organizações que o fazem de forma gratuita e com o objetivo especifico de capacitar os jovens do concelho. É importante dar oportunidades aos jovens para participar em debates, promover a autodescoberta, a iniciativa, espírito crítico e a autonomia. Não só criar atividades para jovens mas trabalhar com eles/as, perceber as suas necessidades e os seus sonhos e aí sim, criar com eles/as soluções para as lacunas que sentem», concluiu Catarina Arraes, cuja tese que desenvolveu para se tornar mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo se debruçou na vertente do empreendedorismo social em Olhão.

Comentários

pub