Hotéis algarvios de sheik multimilionário não pagam aos seus 500 trabalhadores

Estão em falta os salários do mês de Abril. Os de Março foram pagos em prestações

Penina Hotel – Imagem de Arquivo

Salários em atraso e falta de informação sobre qual será o seu futuro estão a deixar desesperados os cerca de 500 trabalhadores do Grupo JJW Hotels & Resorts, que detém os hotéis de cinco estrelas Penina, em Alvor, e Dona Filipa, em Vale do Lobo, bem como o Formosa Park, no Ancão, e os campos de golfe San Lorenzo e Pinheiros Altos, na Quinta do Lago, em Almancil.

«Pagaram o salário de Março em duas prestações, de 270 e 410 euros, não pagaram o de Abril e nunca mais nos disseram nada – se iríamos para lay-off, como seria. Nada. E os que estão a trabalhar, a fazer a manutenção das instalações, encontram-se na mesma situação. Muitos até já rescindiram o contrato. Sentimo-nos completamente ao abandono», descreveu um dos funcionários do grupo, no Algarve, em declarações ao Negócios.

A situação já havia sido denunciada pelo Sindicato dos trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurante e Similares do Algarve, que, na última semana de Abril, avançou que cerca de dois terços dos funcionários deste grupo, detido pelo multimilionário sheik Mohamed Bin Issa Al Jaber, ainda não tinham recebido o mês de Março.

 




 

Na altura, o sindicato promoveu uma manifestação na Quinta do Lago, em frente da casa de um dos filhos do proprietário dos hotéis.

Apesar de já ter havido trabalhadores a receber o seu vencimento de Março, pago a prestações, o Sul Informação apurou que há funcionários que ainda esperam por receber o salário desse mês.

Entretanto, a administração do JJW Hotels & Resorts admitiu ao Negócios que o grupo tem o pagamento do salário de Abril em atraso, «mas que o mesmo deverá ser pago ainda esta semana».

«Toda a hotelaria fechou, pelo que os operadores não nos pagaram as estadias de Fevereiro nem de Março, o que criou problemas de tesouraria. Tivemos que recorrer ao acionista, que tem vindo a chegar-se à frente», justificou o grupo hoteleiro.

A mesma fonte oficial da JJW Portugal garantiu que os campos de golfe do grupo na Quinta do Lago já «estão a funcionar» e que os hotéis Penina e Dona Filipa “vão reabrir nos dias 4 e 7 de Junho», respetivamente, mantendo-se o Formosa Park «em obras de remodelação».

Apesar de ter fechado os hotéis, o grupo manteve aberta a cantina do Hotel Penina & Golf Resort e continuou a fornecer refeições aos seus trabalhadores.

Comentários

pub