Estações meteorológicas em todo o país registaram onda de calor em Maio

Não foram só os dias que foram quentes. As noites também

Estações meteorológicas em todo o país têm estado a registar uma onda de calor na segunda quinzena de Maio, com uma duração de 6 a 12 dias e atingindo valores de temperatura máxima do ar superiores a 35 graus, em alguns dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), «destacam-se os dias 26, 27 e 28», que tiveram um «valor médio da temperatura máxima do ar no continente superior a 30°C, sendo ainda também de realçar o dia 3 de Maio, no início do mês».

Também a temperatura mínima do ar, a partir de dia 18, «tem sido sempre superior ao valor normal mensal, destacando-se os dias 27 e 28, com um valor médio no continente superior a 20°C», acrescenta o IPMA.

Neste período muito quente, com valores da temperatura do ar «acima do normal para a época», diversas estações da rede de observação de superfície do IPMA «têm estado em onda de calor, de norte a sul do território do continente».

A 28 de maio, encontravam-se 36 estações meteorológicas em onda de calor com o número de dias a variar entre 6 e 12, abrangendo as regiões do interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e grande parte da região Sul.

O IPMA acrescenta que, nos dias 3, 18 e de 23 a 28 de Maio, valores de temperatura máxima do ar superiores a 25°C observaram-se em mais de 80 % das estações meteorológicas.

No entanto, nos dias 26 a 28, houve mesmo temperaturas superiores a 30°C (dias quentes) em mais de 60% das estações meteorológicas.

Entre os dias 23 e 28, foram ainda registados, em algumas estações, valores de temperatura máxima do ar superiores a 35°C (dias muito quentes).

Mas não foram só os dias que foram quentes. As noites também. O IPMA revela que entre os dias 20 e 28 de Maio ocorreram noites tropicais, ou seja, valores de temperatura mínima do ar noturno igual ou superior a 20°C.

O IPMA conclui que, em Maio e até dia 28, «foram ultrapassados os anteriores máximos de temperatura mínima do ar», para este mês.

 

Veja os gráficos e tabelas produzidos pelo IPMA:

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub