Câmara de Lagoa e Região de Turismo apresentaram apoios aos microempresários do concelho

Luís Encarnação anunciou a intenção de cooperar com o setor do turismo “responsável por mais de 90% da economia do concelho de Lagoa”

O Município de Lagoa e a Região de Turismo do Algarve promoveram uma ação de esclarecimento, com os microempresários do concelho, sobre as medidas de apoio disponíveis por parte do governo, que têm ao seu dispor, agora que se está a preparar a retoma económica, sem descurar os cuidados de saúde.

As medidas implementadas passam pelo apoio financeiro, destinado a microempresas (até 9 trabalhadores) e empresários em mome individual (ENI) do setor do Turismo, com um valor de 750 euros mensais por cada posto de trabalho existente na empresa a 29 de Fevereiro de 2020, multiplicado pelo período de três meses, até ao montante máximo de 20.000 euros.

Os sócios-gerentes poderão também estar incluídos nesta medida se a sua função for remunerada e constar na declaração de Remunerações entregue à Segurança Social.

O financiamento assume natureza reembolsável sem juros e é reembolsado no prazo de três anos com um período de carência de 12 meses.

Nessa ação, além de esclarecer quais os apoios disponíveis, o presidente do Município de Lagoa sublinhou a necessidade de “não deitar a perder aquilo o que foi conseguido com o esforço de todos”, em tempo de confinamento.

Luís Encarnação reforçou a ideia de que “é necessário manter bem presente que o fim do estado de emergência não significa o fim do perigo. Continua, por isso, a ser preciso usar os cuidados e as práticas de prevenção anteriormente recomendadas”.

O autarca reuniu-se, também, esta segunda-feira, com os gerentes das grandes superfícies comerciais (hipermercados) e com os gerentes dos postos de abastecimento do concelho, que são dos locais onde haverá, diariamente, um maior aglomerado populacional, para apelar a que continuem a ser rigorosos nas medidas de contenção da propagação da Covid-19, como o têm feito até aqui. Reconheceu o excelente trabalho que têm realizado, mas relembrou que “não podemos baixar a guarda”.

“Neste primeiro dia do resto da nova normalidade das nossas vidas”, que coincide com o início da nona semana da nova realidade, Luís Encarnação voltou a agradecer o contributo de todos os lagoenses para o sucesso da fase de confinamento e, em particular, dos que garantem a produção e distribuição de bens e serviços essenciais.

À disponibilidade do Município para colaborar com estes operadores estratégicos, Luís Encarnação acrescentou a intenção de cooperar com o setor do turismo “responsável por mais de 90% da economia do concelho de Lagoa”.

Comentários

pub