Bibliotecas do Algarve adotam regime de take away e vão reabrir «de forma faseada»

Empréstimo de livros em regime de take away fica condicionado à utilização de máscara e a medidas de higienização

Todas as bibliotecas da BIBAL – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve vão adotar, para já, o regime de take away e irão reabrir os seus equipamentos «de forma faseada».

«As bibliotecas privilegiam o contacto direto com os seus utilizadores e, progressivamente, retomam os serviços habituais. Para a definição de procedimentos a seguir nas bibliotecas, a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) produziu um documento com recomendações, baseando-se na legislação em vigor, nas diretivas da Direção-Geral de Saúde e em bibliografia especializada», explica a BIBAL em nota enviada às redações.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas lembra que «no decorrer do estado de emergência, algumas bibliotecas do Algarve criaram o serviço take away de empréstimo de documentos que agora, gradualmente, tem sido adotado por outras».

Agora, «com o início dependente dos condicionalismos locais, este serviço será retomado em todas as bibliotecas, mas sempre condicionado à utilização de máscara e a medidas de higienização».

Posteriormente, prossegue a BIBAL, «e considerando sempre as condições de evolução da pandemia, os serviços das Bibliotecas serão, faseadamente, alargados, respeitando sempre todas as medidas de segurança que garantam a saúde de quem trabalha e de quem se dirige a estes equipamentos».

A BIBAL foi formalizada, em Dezembro de 2018, através da assinatura de um Acordo de Cooperação pelas autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

A rede, que integra 25 bibliotecas municipais, 3 bibliotecas itinerantes e 3 bibliotecas universitárias, visa a cooperação entre as diferentes entidades, tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal e a prestação de um serviço público de qualidade.

 



Comentários

pub