Ainda não se sabe quando abrem as fronteiras entre Portugal e Espanha

Reabertura está “dependente do sucesso” de Portugal e de Espanha na luta contra a Covid-19

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas depois de 14 de Maio, anunciou o ministro da Administração Interna, sem avançar com uma data para a reabertura.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde foi ouvido na terça-feira, Eduardo Cabrita afirmou que o controlo das fronteiras terrestres vai ser prolongado “para lá de 14 de Maio”.

“14 de Maio, certamente não [reabertura das fronteiras]. Não antecipo nenhuma data”, precisou o ministro, frisando que está “dependente do sucesso” de Portugal e de Espanha na luta contra a Covid-19.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de Março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de Covid-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Vila Real de Santo António-Ayamonte.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

Aos deputados, o ministro da Administração Interna sustentou que “o levantamento de fronteiras terá de ser feito com muita prudência” e “será feito em absoluto diálogo com as autoridades espanholas”.

Portugal está desde domingo em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19, depois de 45 dias em estado de emergência, que vigorou entre 19 de Março e 2 de Maio.

Até meados de Abril, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tinha controlado um total de 11434 pessoas na fronteira da Ponte Internacional do Guadiana, em Castro Marim. Na fronteira algarvia, tinha já sido recusada a entrada a 242 pessoas.

Tinham ainda sido ainda controlados 74.432 cidadãos na fronteira de Valença, Viana do Castelo, 4.915 em Quintanilha, Bragança, 23.335 em Vilar Formoso, Guarda, 5.317 nas Termas de Monfortinho, Castelo Branco, 1.628 em Marvão, Portalegre, 19.725 em Caia, Elvas, e finalmente 6.624 em Vila Verde de Ficalho, Beja.

As recusas de entrada tinham-se verificado em Valença (472), Caia (444), Castro Marim (242), Vilar Formoso (94), Vila Verde de Ficalho (99), Vila Verde da Raia (69), Quintanilha (44), Marvão (17) e Termas de Monfortinho (19).

 

 




Comentários

pub