VRSA transforma Pavilhão em Zona de Apoio à População

Os 16 concelhos do Algarve têm Zonas de Apoio à População já delineadas para o combate à Covid-19

Vila Real de Santo António transformou o Pavilhão João Ilídio Setúbal, junto ao Centro de Saúde, em Zona de Apoio à População (ZAP) para dar resposta às necessidades face à pandemia da Covid-19.

Esta estrutura «permitirá acolher grupos específicos que necessitem de ficar em isolamento e alojar pessoas que já estejam contaminadas com a Covid-19 (ou sejam suspeitas de contaminação), prevenindo assim a infeção de familiares e da restante população», explica a Câmara de VRSA.

O equipamento disponibiliza 85 camas nas devidas condições de higiene e segurança, com separação de áreas e circuitos próprios de sujos e limpos, de forma a evitar focos de contágio.

O apetrechamento do local esteve a cargo do município de VRSA, através da doação de diversos materiais – como lençóis, mantas, almofadas, toalhas, cadeiras, mesas, entre outros – por parte dos funcionários da Câmara Municipal, empresários e comunidade em geral, tendo sido posteriormente entregues à Autoridade Local de Saúde.

 

 

Todas as ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço, vigilância e fornecimento das refeições serão da responsabilidade do Município.

A escolha do Pavilhão para ser a ZAP deveu-se tanto à proximidade ao Centro de Saúde, como ao facto de ter área suficiente para a colocação de camas em que seja respeitada a distância de segurança mínima.

A existência de balneários e sanitários em número suficiente que permitem a higiene de doentes e pessoal médico e auxiliar em separado também foi tida em conta.

Por fim, tanto o fácil acesso de ambulâncias e profissionais de saúde ao local, como o facto de o chão e paredes serem laváveis também pesaram na decisão.

Os 16 concelhos do Algarve têm Zonas de Apoio à População já delineadas para o combate à Covid-19.

 

Comentários

pub