Testes à Covid-19 nos lares de idosos de Albufeira dão resultados negativos

Utentes e funcionários foram testados

José Carlos Martins Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, afirma-se “muito satisfeito”, com os resultados dos testes de despiste à Covid-19 feitos nos lares do concelho: todos deram negativo.

Cerca de 300 utentes submeteram-se a este teste, depois de ter havido uma suspeita numa das instituições. “Felizmente foi falso alarme e, com muita alegria, os nossos idosos estão isentos de contaminação”, disse o autarca.

A Câmara de Albufeira explica que «depois de uma suspeita, não se pouparam esforços. De imediato, a idosa foi submetida a testes e a resposta foi negativa».

Mas, para evitar novos sobressaltos, o presidente da autarquia sugeriu a todas as instituições de acolhimento de idosos no concelho que efetuassem o teste de despistagem à Covid-19. E foi isso que aconteceu, por intermédio do ABC – Algarve Biomedical Center.

Foram assim sujeitos a rastreio os perto de 300 utentes das várias instituições do concelho: Santa Casa da Misericórdia (Casa do Roseiral), Centro Social da Quinta da Palmeira, Fundação António Silva Leal, Lar do Centro Paroquial de Paderne e Casa de Repouso de Nossa Senhora Guia.

Todos os funcionários foram submetidos igualmente ao teste e também o seu resultado foi negativo.

José Carlos Rolo diz-se “muito satisfeito. Agora que sabemos dos resultados, sai-nos um peso de cima”. Apesar de todos os centros de acolhimento serem de “grande qualidade e de extremo zelo nos cuidados que têm para com os idosos”, a preocupação existia, dada a informação médica que assinala a fragilidade imunológica das pessoas com idades mais avançadas.

Ana Pífaro, vice-presidente do Município, assinala por seu turno que “o facto destas instituições terem desencadeado um conjunto de medidas de proteção, ainda antes do Estado de Emergência, contribuiu largamente para este sucesso”.

No entanto, José Carlos Rolo lembra que “não pode haver o menor descuido” e que, nos próximos dias, terão lugar novas medidas a fim de “salvaguardarmos a saúde de todos os albufeirenses”.

 




Comentários

pub