Procissão das Tochas Floridas sai às janelas de São Brás de Alportel

População é convidada a cantar aleluias à janela e a engalanar as varandas

A tradicional Procissão da Aleluia, vulgo das Tochas Floridas, não irá sair à rua, em São Brás de Alportel, no dia de Páscoa, mas nem por isso a tradição se deixará de cumprir – ainda que adaptada a um período de pandemia de Covid-19.

«Não sendo possível trazer a festa à rua, como acontece desde tempos imemoriais, com a tradicional e impressionante procissão da Aleluia, as suas Tochas Floridas e os tapetes de flores a colorir as principais ruas da vila, os são-brasenses são convidados a viver o final da Quaresma e celebrar a Páscoa em comunidade, mas a partir da sua janela, confinados à sua casa, em segurança, em forma de dádiva e entrega ao próximo», segundo a Câmara de São Brás, que organiza a festa com a Associação Cultural Sambrasense.

Às 10h30 do domingo de Páscoa, será transmitida nas páginas do Facebook e do Instagram do município a tradicional Eucarística da Ressurreição.

«Respeitando as regras de isolamento social, a comunidade está convidada a colocar colchas nas janelas e varandas das suas casas onde, pelas 11h30, são desafiados a cantar e a fazer soar a fé e a tradição são-brasense, que rejubila com a ressurreição de Jesus cantando: “Ressuscitou como disse…. Aleluia, Aleluia, Aleluia!”», segundo a autarquia.

O também tradicional Concurso de Jogos Florais, «ou seja, de quadras e versos inspirados nas tradições pascais são-brasenses, prosseguiu este ano, embora adequado ao contexto de pandemia, e os trabalhos premiados serão conhecidos no Domingo de Páscoa, na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

«Está ainda a decorrer um concurso de fotografia digital sob o tema “Procissão de Aleluia”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com o Município, que visa recordar os melhores momentos e os diferentes olhares sobre este evento que, ano após ano, tem vindo a envolver e a ser motivo de orgulho para toda a comunidade», acrescentou a Câmara de São Brás de Alportel.

Mais informações e inscrições devem ser solicitadas através do email: [email protected] ou na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

 

Recorde aqui como é esta secular festa, repleta de cor e de tradição, neste reportagem em vídeo feita pelo Sul Informação em 2016:

 

 




 

Comentários

pub