Museus de Faro vão até às casas do seu público em tempo de pandemia

Museu Municipal de Faro e Museu Regional criaram um programa com «iniciativas digitais dirigidas a toda a família»

As portas dos museus farenses até podem estar encerradas, mas isso não significa que o Museu Municipal de Faro (MMF) e o Museu Regional não continuem a servir o seu público, com propostas de conteúdos culturais e didático para diferentes faixas etárias.

As duas estruturas culturais continuam «ativas e a promover o seu património cultural», tendo para isso montado um programa com «iniciativas digitais dirigidas a toda a família, em que o lema é entrar em casa de cada um» que podem ser seguidas na página de Facebook do MMF, segundo o Câmara de Faro.

Uma dessas propostas é o Quiz, «que propõe uma série de perguntas para testar os conhecimentos de toda a família sobre curiosidades ou peças dos espaços museológicos municipais. Também os serviços educativos vão promover a apresentação de histórias, que lembram tradições e memórias de outros tempos, retomando assim as atividades do programa escolar que os mais pequenos estão habituados a acompanhar de forma presencial no Museu».

 




 

Outro desafio que foi lançado é o projeto “A casa é o atelier”, «em que se convida toda a família a participar com a sua veia artística, produzindo, nestes dias mais caseiros, as suas obras de arte de pintura sobre esta altura extraordinária das nossas vidas». Os desenhos ou pinturas devem depois ser enviados para o Facebook ou para o e-mail do Museu, «podendo mais tarde ser expostos nas espaços museológicos municipais».

Também será possível fazer visitas guiadas, de forma virtual, numa iniciativa chamada “Dois dedos de conversa”, que contará com uma apresentação rápida de algumas das principais peças do Museu. A equipa de restauro, que se encontra a tratar de algumas peças, dará, por seu lado, «o seu testemunho relativamente às melhorias desse património museológico».

«Com estas iniciativas, e agora numa faceta mais digital, o Museu Municipal e o Museu Regional continuam a apresentar conteúdos culturais, longe dos seus edifícios, mas perto do seu público», concluiu a Câmara de Faro.

Mais informações podem ser consultadas na página de Facebook do Museu Municipal de Faro.

Comentários

pub