Médicos e enfermeiros de Faro já podem ir de bicicleta elétrica prestar apoio domiciliário

Apoio domiciliário é feito tanto na cidade de Faro, como nas freguesias do interior do concelho

«Numa altura em que os profissionais de saúde têm dado tudo por tudo, este é também um reconhecimento do seu trabalho». A Câmara de Faro entregou, esta sexta-feira, 17 de Abril, quatro bicicletas elétricas à Unidade de Saúde Familiar Ossónoba para que os profissionais de saúde passem a usar este meio de transporte nas saídas para os apoios domiciliários. 

A iniciativa decorreu ao início da tarde, no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Faro, juntando autarcas e profissionais de saúde. Além das bicicletas, também foi emprestado um carro da autarquia para estar ao serviço da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, explicou que, apesar de a «Unidade de Saúde Familiar Ossónoba ter muitos utentes em casa, fazendo acompanhamento domiciliário», havia uma «dificuldade enorme» em arranjar viaturas» para este serviço.

«As viaturas que têm são para todas as unidades e muitos deles usavam as suas bicicletas para as deslocações», exemplificou.

 

 

Posto isto, a Câmara, num investimento de cerca de 5 mil euros, decidiu comprar quatro bicicletas elétricas para entregar aos médicos e enfermeiros que se deslocam à casa dos utentes.

Apesar de já estar prevista anteriormente, a iniciativa, efetivada numa altura em que estes profissionais estão na linha da frente no combate à Covid-19, ganhou um «maior simbolismo».

«Das conversas que tenho tido e das visitas que tenho feito aqui ao Centro de Saúde porque nós, teoricamente no 1 de Janeiro devíamos ter tido transferência de competências na área da saúde, este foi um dos pedidos que havia. Eles escolheram as bicicletas, nós encomendámos e chegaram anteontem», explicou o autarca.

Segundo Rogério Bacalhau, este serviço de apoio domiciliário, que presta, por exemplo, serviços como a entrega de medicamentos, mudanças de pensos ou o simples acompanhamento dos doentes, está a fazer «uma média de 380 visitas por mês». A maior parte é na cidade de Faro, mas também há «alguns casos nas freguesias rurais» do concelho.

Agora, com as novas viaturas, «podem chegar às 700 mensais».

 

Sílvia Cabrita

 

Sílvia Cabrita, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central, que junta os Municípios de Olhão, Faro, São Brás de Alportel, Loulé e Albufeira, também participou nesta iniciativa e explicou que este «é um projeto inovador no Algarve e até a nível nacional».

«Temos todas as condições meteorológicas e a própria cidade permite andar de bicicleta. Lançámos o desafio a um equipa de prestadores de cuidados de saúde médicos e de enfermagem, uma equipa jovem que viu com muito entusiasmo este projeto», disse ainda.

De facto, na entrega de hoje, os profissionais de saúde que compõem a equipa (seis médicos e seis enfermeiros) não esconderam a alegria por receberem as bicicletas, experimentando-as de imediato.

A partir da próxima semana, passarão a usá-las nas suas deslocações.

«As bicicletas têm bolsas que permitem levar os equipamentos e será sempre uma relação mais próxima com o doente. Os cuidados de saúde, nesta fase, são muito importantes e, com este apoio domiciliário, podemos evitar que as pessoas se desloquem ao centro de saúde», considerou.

Ao usar as bicicletas, os profissionais de saúde também estão tanto «a fazer exercício físico, como a ajudar à sustentabilidade», considerou.

 

 

E será esta iniciativa replicável noutros concelhos algarvios que compõem o ACeS Central? Sílvia Cabrita acredita que sim, uma vez que há «zonas planas que permitem prestar esta resposta».

Em Faro, o tiro de partida está dado. Além da entrega das bicicletas, o executivo municipal visitou, esta sexta-feira, o Pavilhão Municipal da Penha, onde está a ser um montado um hospital de campanha para ser acionado, se for preciso, no âmbito da Covid-19.

A tarde terminou com a entrega de equipamentos de proteção individual à Santa Casa da Misericórdia de Faro.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Câmara de Faro

 

 

Comentários

pub