Lagoa entrega tablets e dá acesso à Internet a alunos do concelho

Investimento, que foi comparticipado por várias instituições, ascendeu a 75 mil euros

A Câmara de Lagoa entregou, esta quinta-feira, cerca de 300 tablets e 150 dispositivos de acesso à Internet, a alunos das escolas do concelho.

Estes equipamentos destinam-se a crianças e jovens, de todos os níveis de ensino, que não têm meios tecnológicos para acompanhar o ensino à distância, que está a ser implementado nas escolas de Lagoa, no contexto das medidas de prevenção do contágio por Covid-19.

A Câmara de Lagoa explica que fez «um levantamento exaustivo dos casos de alunos que comprovadamente não dispunham de meios de ligação à internet» e que «promoveu uma parceria entre várias instituições que se disponibilizaram para ajudar a resolver a carência identificada».

As Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, o Rotary Club, a EPIS (Associação de Empresários para a Inclusão) foram as instituições que se juntaram ao Município de Lagoa para viabilizar a compra dos equipamentos, que custaram cerca de 75 mil euros.

Segundo o Município de Lagoa, «o processo de identificação das carências de meios de acesso ao ensino online teve inicio imediatamente a seguir à declaração do estado de emergência nacional, a 18 de Março, e culmina agora na entrega dos equipamentos adequados aos alunos das diferentes escolas do concelho de Lagoa».

Esta entrega de equipamento tecnológico pretende «garantir a todos os alunos deste concelho algarvio o acesso e integração nos planos de ensino à distância, desenvolvidos por cada estabelecimento de ensino».

A iniciativa, articulada com as direções dos Agrupamentos de Escolas do concelho, inscreve-se no objetivo definido por Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, de «não deixar ninguém para trás» neste tempo da pandemia do novo coronavírus.

Comentários

pub