Hospitais privados do Algarve prontos para receber doentes não-Covid

«Ainda estamos na fase de aumento de casos de Covid-19 na região», alerta Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve

Créditos: Depositphotos

Todos os grupos de saúde privados do Algarve já se disponibilizaram a receber doentes não-Covid 19, caso os hospitais públicos cheguem a um tal ponto de «saturação que deixem de ter camas disponíveis». 

Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, explicou, na conferência de imprensa da passada sexta-feira, 3 de Abril, que «esta é uma das estratégias delineadas» para continuar a dar resposta aos doentes que não tenham Covid-19.

A ideia é que, caso haja necessidade, estas pessoas possam ser tratadas nos hospitais privados da região, libertando o Serviço Nacional de Saúde para os doentes que estejam infetados com o novo coronavírus.

«Isto acontecerá se chegarmos a uma situação de saturação e se deixarmos de ter camas disponíveis nos nossos dois hospitais», realçou Paulo Morgado.

«Se o SNS tiver de escalar respostas e aumentar o número de camas para a Covid, poderá haver doentes, que não estejam infetados com o novo coronavírus, a serem internados em hospitais privados. Falamos nos casos de Faro, Albufeira ou Loulé, por exemplo», reforçou.

Uma vez que «ainda estamos na fase de aumento de casos de Covid-19 na região, «os hospitais de Faro e Portimão também têm capacidade para aumentar mais a resposta do ponto de vista de doentes internados com a Covid-19», garantiu o presidente da ARS Algarve.

Em paralelo, estão a ser preparados dois hospitais de campanha na região: no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, em Faro, e no Portimão Arena. Os dois espaços terão capacidade para entre 80 a 100 camas.

 

Pavilhão do Farense – Foto: Farense, publicada no Facebook

 

A estes, juntam-se duas enfermarias para doentes «ligeiros que estejam numa fase de pré-alta», a serem instaladas no Pavilhão do Farense, bem perto do hospital da capital algarvia, e no Portimão Arena.

«É uma resposta que está a ser preparada e que, em Faro, terá uma capacidade para 50 a 60 doentes. Estamos a preparar tudo para que seja ativado quando for necessário», explicou Paulo Morgado.

Por fim, as autarquias, tal como o Sul Informação deu conta, também já prepararam escolas e pavilhões para que possam acolher doentes Covid-19 ou pessoas que tenham de ficar em quarentena.

Trata-se de 46 Zonas de Apoio à População (ZAP), validadas pelas autoridades de saúde, e que têm um total de 1120 camas, distribuídas pelos 16 concelhos algarvios.

As unidades hoteleiras da região também já disponibilizaram a sua ajuda. 71 hotéis têm 680 camas prontas a serem usadas, caso seja necessário.

Comentários

pub