Dois hotéis, um pavilhão e o antigo hospital acolhem Zonas de Apoio à População em Lagoa

Parque da FATACIL também poderá servir como local de acolhimento de meios de reforço operacional

Lagoa Hotel, Hotel Riverside, Pavilhão Desportivo da Escola EB23 Jacinto Correia e o desativado Lar Santa Isabel (antigo hospital). Estes são as quatro estruturas do concelho de Lagoa que vão receber as Zonas de Apoio à População (ZAP) preparadas para dar resposta imediata a situações de emergência no âmbito da mitigação da pandemia de Covid-19, anunciou a Câmara Municipal lagoense.

O Município de Lagoa e a Proteção Civil Municipal fazendo um «ponto de situação», recordam que, neste concelho, até ontem, havia «4 infetados, 2 óbitos, e 11 dias sem registo de qualquer novo caso».

Quanto às ZAP, uma delas irá funcionar no Lagoa Hotel e conta com 44 quartos completamente independentes. É destinada ao «isolamento profilático de pessoas saudáveis, nomeadamente profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, proteção civil, trabalhadores do município, a quem cabe assegurar os serviços públicos essenciais».

A mesma ZAP acolherá ainda «outras pessoas do concelho com necessidade de isolamento, cuja habitação própria não reúna condições mínimas para o efeito, ou ainda pessoas que vivam sós sem qualquer apoio de retaguarda».

A segunda ZAP assume a valência de Reserva Social e irá funcionar no Hotel Riverside, contando com 130 quartos. Deverá receber pessoas das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI/Lares) ou outras do concelho de Lagoa.

 




 

As terceira e quarta ZAP irão funcionar, respetivamente, no Pavilhão Desportivo da Escola EB23 Jacinto Correia e no desativado Lar Santa Isabel (antigo hospital de Lagoa).

«Ficam reservadas para toda a população com diagnóstico Covid-19 confirmado, desde que estejam doentes e a cumprir tratamento», explica a Câmara de Lagoa.

Estas duas unidades, pelas suas especificidades no âmbito da saúde pública, encontram-se ainda na fase de operacionalização técnica que antecede a sua validação.

A validação destas ZAP é da competência da Delegada de Saúde de Lagoa, com quem o Município está em permanente articulação.

Ainda no âmbito da fase de mitigação desta pandemia e da estreita cooperação com o serviço de saúde local, a autarquia cedeu mais duas viaturas para o apoio ao acompanhamento de doentes do concelho, ficando assim disponível para o efeito uma frota de três viaturas ligeiras.

O Centro Médico Municipal de Lagoa foi também cedido para uso exclusivo do Plano Regional de colheitas de testes Covid-19.

Por outro lado, em caso de emergência epidémica o Parque de Feiras e Exposições Municipal, (vulgo FATACIL), foi igualmente posto à disposição, enquanto local de acolhimento de meios de reforço operacional.

O Município de Lagoa e o serviço de Proteção Civil reiteram os seus apelos «para que a comunidade do concelho cumpra as regras de confinamento e de higiene, como única forma de evitar o contágio. As deslocações ao exterior das habitações devem, assim, ser mínimas e as estritamente necessárias à aquisição de bens e serviços de primeira necessidade».

Comentários

pub