Contenção social «será fundamental nos próximos dias»

Hoje serão distribuídas seis mil zaragatoas e há muitas mais a caminho

A contenção social «será fundamental nos próximos dias», considerou hoje António Sales, o secretário de Estado da Saúde, na habitual conferência de imprensa de balanço da evolução da epidemia de Covid-19.

«Numa altura me que se renova o estado de emergência no país, importa manter a malha apertada, quer através da contenção contenção social, que será fundamental nos próximos dias, quer robustecendo os mecanismos de resposta do sistema de saúde, capacitando-o para as novas fases da epidemia», considerou o membro do Governo.

Uma das formas de conseguir este segundo desígnio é reforçando a capacidade de testagem. Depois de ontem ter anunciado a chegada de mais testes, o membro do Governo disse que «hoje mesmo serão distribuídas seis mil zaragatoas».

«Estão ainda encomendadas 400 mil zaragatoas, das quais 80 mil chegam amanhã. As restantes chegam nas próximas semanas para fazer face a uma situação de elevada procura. Chegam também mais 200 mil testes na próxima semana», acrescentou.





António Sales revelou, ainda, que Portugal está «em condições de duplicar a nossa capacidade de ventilação. Foram oferecidos 400 ventiladores invasivos, muitos dos quais já chegaram aos hospitais, e recebemos 140 não invasivos a título de empréstimo. Foram também adquiridos mais 900 pela administração central.

Segundo João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, 144 destes ventiladores chegam no fim-de-semana aos hospitais e são esperados mais «durante a semana». A distribuição destes equipamentos será feita baseada em «critério pré-estabelecidos» ligados às necessidades sentidas nos diferentes hospitais, nomeadamente «a urgência dos ventiladores e o grau de sobrecarga que já existe nos serviços».

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

Comentários

pub