Chef Guy Doré leva a casa comida gourmet embalada a vácuo

O embalamento a vácuo permite alargar consideravelmente o período de conservação

O chef Guy Doré, do restaurante G’s Bistro, em Loulé, iniciou um serviço de take-away e entrega ao domicílio de comida embalada a vácuo e pronta a consumir.

Numa altura em que os restaurantes estão encerrados devido às restrições impostas pela pandemia, o chef de cozinha recusou-se a ficar parado e lançou um serviço que promete levar a casa dos clientes comida confecionada com produtos de elevada qualidade.

“Quero continuar a existir, para mim e para os meus clientes. O coração manda, a cabeça faz contas, mas parado não”, sublinha o chef, já com 30 anos de experiência na cozinha e que há dois decidiu reabrir o seu restaurante inspirado nos bistrôs franceses no centro comercial MAR Shopping Algarve, em Loulé, no âmbito do projeto Algarve Chef Experience.

As refeições pré-cozinhadas e seladas a vácuo estão prontas a consumir, bastando apenas colocar o saco em que a refeição está embalada em água a ferver, durante 5 minutos, explica. Apesar de poderem, também, ser confecionadas no micro-ondas, o chef prefere utilizar água, pois assim consegue manter-se “95% da qualidade” original do produto.

“A técnica não é nova e é muito simples. Não é preciso ter um curso de cozinha”, refere, notando que se trata de uma forma de consumir alimentos “mais saudável, prática e ecológica”. O principal desafio é mesmo “tentar encontrar uma apresentação elegante” para o prato.

O embalamento a vácuo permite alargar consideravelmente o período de conservação, já que é uma técnica que, sem recorrer a conservantes, consegue manter inalterados o sabor, aroma, cor e qualidades nutricionais dos alimentos durante mais tempo.

No menu disponível para este serviço pode encontrar-se chili com carne, tiras de frango com molho de natas e cogumelos, perna de pato confitada com batata doce e abóbora, lombo de salmão ou pratos com um toque francês, como fondue de alho francês com natas e vinho branco ou filete de robalo com ratatouille. Existe ainda uma variedade de acompanhamentos e bebidas, incluindo uma cerveja artesanal de Loulé, champanhe, vinhos do Algarve e também franceses.

As encomendas devem fazer-se pelo número 93 42 42 717 e podem ser entregues ao domicílio, entre as 16h00 e as 18h00, com uma taxa adicional de 3 euros, ou levantadas no MAR Shopping, entre as 12h00 e as 16h00.

Comentários

pub