Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Portugal Participa – Rede de Autarquias Participativas lançou o prémio “Eu Participo – Sem sair de Casa”, destinado a jovens entre os 14 e 30 anos, que vai premiar iniciativas de solidariedade e participação que tenham surgido no contexto da pandemia de Covid-19.

Segundo a rede de autarquias, a iniciativa pretende «mobilizar os jovens, no atual contexto de confinamento, para iniciativas de cidadania ativa que ajudem a prevenir a Covid-19, reconhecer as inúmeras iniciativas de solidariedade e participação que têm surgido no nosso país, com especial enfoque nas gerações mais novas e «criar um instrumento que permita às autarquias comunicarem com os seus jovens e mobiliza-los para uma forma diferente de participação, enquanto os processos participativos locais se encontram suspensos».

A candidaturas, que devem ser submetidas até 15 de Maio, devem inserir-se em pelo menos uma das seguintes categorias: facilitar a circulação de informação útil à prevenção da doença Covid-19; contribuir para combater o isolamento social; potenciar a mobilização voluntária de recursos da comunidade para fazer face à crise gerada pela situação de pandemia; promover a organização de atividades ocupacionais dirigidas à comunidade, por intermédio do uso das novas tecnologias; reforçar a auto-organização comunitária em prol do combate à proliferação da doença Covid-19; colaborar com as entidades oficiais na prevenção da doença.

festival do marisco de olhao

A Rede de Autarquias Participativas vai atribuir «uma contribuição monetária à iniciativa vencedora» e «um cabaz de brindes», oferecidos por autarquias que fazem parte da Rede. A atribuição dos brindes é extensível às práticas classificadas no 2º e no 3º lugares.

Os vencedores serão convidados a participar numa cerimónia pública de anúncio dos resultados e entrega dos prémios.

Esta cerimónia vai acontecer em simultâneo com a sessão de anúncio dos resultados da V Edição do Prémio de Boas Práticas de Participação.

Toda a informação, incluindo o formulário de candidatura, encontra-se disponível aqui.

sessões de cinema de inverno
emarp

Também poderá gostar

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

jovens-adolescente

Programa “Cuida-te” quer promover a saúde dos jovens algarvios

jovens-adolescente|Marina Carvalho|Margarida Gaspar de Matos

Especialistas alertam para perigos do consumo de óxido nitroso nos jovens