Autarca de Monchique é anfitrião de ciclo de webinars sobre turismo e economia

Webinars realizam-se na plataforma Zoom e têm Rui André como anfitrião

A Câmara de Monchique vai promover um ciclo de cinco webinars, intitulado “#Webinar.Mcq”, dedicado aos temas do Turismo e da Economia. O primeiro webinar marcado para esta quinta-feira, às 11h00, tem como convidada Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Segundo a Câmara de Monchique, este ciclo de webinars tem como «grande objetivo dialogar com os empresários e cidadãos sobre a situação do setor do turismo, bem como de outras áreas da atividade económica do concelho, face à pandemia de Covid-19, que atinge de forma muito intensa a região e o país mas também com repercussões graves no setor empresarial local».

Para a autarquia, «é fundamental discutir estratégias de adaptação e conhecer as medidas à disposição das empresas, o seu acesso e a forma de as utilizar».

Cada webinar tem um tema e conta com a participação de um convidado, a quem os participantes poderão colocar questões após a sua intervenção inicial.

Estas videoconferências têm a duração de uma hora e a participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória. Os interessados devem inscrever-se através do site do Município de Monchique ou enviando um e-mail para [email protected] com: nome, contacto telefónico e electrónico e empresa que representa. Através do e-mail pode ainda ser apresentadas questões aos convidados.

Após a validação da inscrição (será dada preferência a empresários locais e é limitada ao número máximo da plataforma Zoom), são atribuídas as credenciais de acesso.

Na primeira videoconferência, Ana Jacinto vai abordar as medidas de apoio aos hotéis e restaurantes no contexto da Covid-19.

A segunda videoconferência será na terça-feira, 28 de Abril, e terá como convidado João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve (RTA). O tema em discussão será “Medidas de apoio às pequenas e médias empresas no setor do turismo no Algarve”.

No dia 30 de Abril, realiza-se a terceira videoconferência, cujo tema será “Turismo inteligente: e depois da pandemia?. O convidado será Luís Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS (Information Manager School) e Coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab.

Já quarta videoconferência está agendada para o dia 5 de Maio, terá como convidado Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve e terá como tema “O setor primário, a pequena agricultura e a produção local no cenário da Covid-19 – apoios e perspetivas futuras”.

A quinta e última videoconferência está agendada para o dia 7 de Maio e será dedicada ao tema “Trabalhos florestais em tempo de pandemia – Segurança e desafios do setor”.

Esta sessão tem como convidados Pedro Serra Ramos, presidente da direção da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, e Carlos Montemor, diretor da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Este ciclo de webinars, explica a Câmara de Monchique, «pretende ainda promover a discussão e conhecimento em torno das principais atividades económicas do concelho com enfoque no turismo, na agricultura e setor agroalimentar, na indústria extrativa e no comércio em geral».

O segundo ciclo que já está em preparação será sobre os temas da educação, ação e apoio social, saúde e emprego e terá «especial atenção ao impacto no dia-a-dia das famílias da epidemia do novo coronavírus.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique será o moderador e “anfitrião” destas sessões. O autarca explica que «quer também nesta ocasião ouvir as principais preocupações e as necessidades destes setores para encontrar soluções de forma a retomar a atividade para algumas destas empresas, o mais rapidamente possível, e implementar no terreno as medidas necessárias ao restabelecimento gradual da nova normalidade».




Comentários

pub