O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel revela que, após a realização de testes, foi registado hoje, dia 11 de Abril, o primeiro caso de Covid-19 neste concelho alentejano, mais concretamente, na Freguesia de São João de Negrilhos.
A Câmara de Aljustrel afirma «que a identidade do cidadão em causa e do respetivo agregado familiar deve ser preservada e respeitada à luz da civilidade, que é característica da população do concelho, e da legislação de proteção de dados em vigor».
A autarquia aljustrelense «endereça a este munícipe rápidas melhoras e disponibiliza-se para o apoiar, bem como à sua família, no que for necessário, designadamente através dos serviços municipais, com o desejo de que tenha uma recuperação tranquila e que o seu estado de saúde se restabeleça tão depressa quanto possível».
Ainda segundo a Câmara de Aljustrel, «a situação de São João de Negrilhos é isolada e não existem no concelho quaisquer outros focos conhecidos de contágio por Covid-19», sublinhando mesmo que «são particularmente infundados e irresponsáveis os rumores que procuram criar elos de ligação» com a «situação de contágio ocorrida nos últimos dias em Moura».
Este é um comportamento que o município «repudia de forma veemente».
«As autoridades de saúde e segurança, o município de Aljustrel, a Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e demais entidades envolvidas, já identificaram as pessoas e instituições que, nos últimos dias, possam ter tido contactos com este caso», revela a Câmara de Aljustrel.
O município frisa que «foram já acionados todos os mecanismos previstos no protocolo para estas situações, nomeadamente o isolamento do doente e do respetivo agregado familiar, a higienização da habitação e da zona limítrofe, bem como o acionamento das medidas de contingência nas instituições que, nos últimos dias, tiveram contacto com a pessoa em causa e com a sua respetiva rede de relações».
A autarquia agradece a colaboração eficaz e célere de todas as entidades envolvidas e solicita à população que se mantenha serena, solidária e cumpridora das medidas previstas no Estado de Emergência.
A Câmara de Aljustrel renova, por fim, o compromisso de informar a população com rigor e seriedade e recorda que «está em contacto permanente e a agir em articulação com todas as autoridades competentes a nível nacional, regional e local».