Albufeira sensibiliza comunidades estrangeiras para Covid-19 com ações de rua

São distribuídos panfletos e há também mensagens sonoras nas ruas

A Câmara Municipal de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está, desde sexta-feira, a promover ações de rua junto das populações estrangeiras residentes em Albufeira, distribuindo informação sobre cuidados a ter, devido à Covid-19, e que contactos devem usar em caso de necessidade.

Segundo a Câmara de Albufeira, a informação está a ser adaptada «às mais diferentes línguas e comunidades, incluindo cidadãos oriundos de países como o Reino Unido, Holanda e Ucrânia, mas também Índia, Nepal ou Paquistão».

«Conhecida pela sua multiculturalidade, Albufeira tem diversas comunidades de países estrangeiros a residirem no município. Trabalham, na sua maioria, os filhos têm um percurso normal de escolaridade e são apoiados pelo município, que os acompanha e apoia nas suas celebrações de âmbito cultural», realça a autarquia.

Foi «a pensar nesta franja da população», que o município «esteve nas ruas e nas lojas e restaurantes destes cidadãos, nomeadamente, oriundos do Nepal, India, México, Venezuela, Paquistão e muitas mais».

A Câmara de Albufeira diz que «tem procurado realizar ações porta a porta», levadas a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com o apoio da Polícia Municipal e GNR e tem também «aproveitado para dialogar com estas pessoas e averiguar das suas necessidades nesta fase de pandemia».

Nestas ações de sensibilização, as equipas e o executivo «fizeram-se acompanhar por uma carrinha com mensagens sonoras, nas diversas línguas, onde para além de sensibilizar as pessoas para os cuidados com a saúde, também alertava para a necessidade de não abandonarem os animais».

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, considera que «este tipo de ações é fundamental para sensibilizar aqueles que andam na rua, a cumprirem o atual contexto que vivemos; as comunidades estrangeiras que cá residem são muito cordiais e são trabalhadores na maioria, cidadãos que abrem os seus negócios e têm os filhos na escola».

O autarca salienta que as dificuldades de arrendamento de casa em Albufeira são um problema para estes cidadãos, mas regra geral, «estão integrados e têm condições para projetarem o seu futuro».

“De resto, somos só uma comunidade e devemos em conjunto, respeitar as regras que decorrem do Estado de Emergência Nacional”, conclui o autarca.

Comentários

pub