São Brás cancela Festa das Tochas Floridas devido ao Covid-19

Autarquia lançou também outras medidas

A tradicional Festa das Tochas Floridas, que estava marcada para 12 de Abril, Domingo de Páscoa, foi cancelada devido à atual pandemia de Covid-19. 

Esta decisão foi tomada depois de uma reunião, realizada na passada sexta-feira, 13 de Março entre a Associação Cultural Sambrasense, Município de São Brás de Alportel e Paróquia de São Brás.

Numa nota publicada no Facebook, «a organização lamenta a situação, agradece a compreensão de todos e informa que está a preparar formas alternativas e adequadas à situação para que a comunidade possa celebrar a Páscoa, quadra de grande significado para São Brás de Alportel».

Em paralelo, a Câmara Municipal anunciou novas ações, depois de já ter implementado o Plano de Contingência, para tentar atenuar os impactos do novo coronavírus.

Assim, São Brás aprovou uma medida excecional que garante o funcionamento de serviços essenciais à população, reduzindo o número de efetivos.

A medida entrou em vigor rsta segunda-feira, 16 de Março, e vigorará até ao final do mês, altura em que a decisão será reavaliada, dado tratar-se de uma medida preventiva, no combate à propagação desta pandemia.

A redução, ao mínimo indispensável, dos trabalhadores/colaboradores a serviço presencial, sem prejuízo do seu vencimento a 100%, mediante o estabelecimento de escalas rotativas de serviço e ao recurso ao teletrabalho «permitirão dar um contributo na promoção do maior isolamento social: a única arma no combate à propagação do vírus», diz a autarquia.

«Os trabalhadores que estejam em situação de dispensa de comparecer ao seu posto de trabalho deverão reduzir os seus contactos sociais ao mínimo indispensável, permanecendo nas suas habitações e mantendo-se de prevenção e contactáveis, pois poderão ser convocados a prestar serviço a qualquer momento, estando disponíveis para, caso a situação se agrave, poderem ser convocados, independentemente da sua categoria ou função, a reforçar os serviços básicos a prestar à população».

A autarquia também criou incentivos aos empresários.

Assim, as empresas que encerrarem portas terão isenção do pagamento de taxas de ocupação de espaço público e publicidade e de abastecimento de água, durante o período a que corresponder o encerramento.

Para aceder a estas medidas, a empresa deve informar o Gabinete do Empreendedor pelo e-mail [email protected]

Aos estabelecimentos de restauração e distribuição alimentar, o Município apela ao encerramento temporário e encerramento total de esplanadas, incentivando à substituição por regime de take away por entrega ao domicílio.

O Município decidiu ainda, em acordo mútuo com as empresas, suspender as obras municipais em curso até que estejam reunidas as condições de segurança e saúde públicas.

O Município deixa um forte apelo à população para que sejam seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde, nomeadamente que diz respeito às medidas de prevenção.

Comentários

pub