Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Ramón Recuero, um mestre ferreiro e Youtuber espanhol, que ajudou, com a sua ação, a revitalizar uma aldeia de Toledo, será o convidado de mais uma Conversa QRIATIVA, que decorrerá na quinta-feira, dia 5, na Casa do Povo de Querença, entre as 18h00 e as 20h00.

Este é o segundo evento de um ciclo de cinco “Conversas Qriativas” da QRIAR- Incubadora Criativa do Algarve, que vai decorrer ao longo do ano de 2020. A sessão é aberta a todos e gratuita e os interessados poderão fazer a sua inscrição no site da cooperativa QRER, que dinamiza a iniciativa.

Ramón Recuer, «um mestre ferreiro com 45 anos de experiência na arte da forja», é o responsável pela Escuela de Herreros da aldeia de San Antonio, perto de Toledo (Espanha), e «concentra em si um vasto conhecimento das várias técnicas deste oficio e do seu ensino», descreve a QRER.

lagos eventos

«Abriu a sua casa-oficina na aldeia de San Antonio, um local que antes da sua chegada se encontrava abandonado, mas que o seu trabalho promovido através da rede social Youtube levou ao despertar de um súbito interesse por parte de uma nova geração desejosa de aprender esta arte. Em 2014, fundou a Escola de Ferreiros, que hoje recebe dezenas de alunos de diferentes partes do mundo, e dessa forma veio dar resposta ao reconhecimento internacional do trabalho ali realizado e que permitiu a recuperação de uma aldeia à beira do despovoamento», acrescenta a cooperativa.

Esta será, assim, «uma conversa dedicada ao tema das artes e ofícios em espaço rural, para a qual a organização deseja estimular um debate enriquecedor no âmbito dos desafios e oportunidades que o interior da região do Algarve apresenta neste momento para contrariar o processo natural de desertificação que se está a observar nos últimos anos».

A QRIAR integra-se no projeto Magallanes_ICC, uma rede de cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, dedicada à economia criativa, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, no âmbito do programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Conta também com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Câmara Municipal de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

lagos eventos
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé