Loulé cria espaços de acolhimento para grupos de pessoas com Covid-19

Zonas de apoio espalham-se «do litoral à serra»

A Câmara de Loulé criou seis Zonas de Apoio à População (ZAP) destinadas «a acolher potenciais grupos de pessoas que venham a ser infetadas no concelho».

Estes espaços distribuem-se «do litoral à serra» e foram implantados pela autarquia «com o aval das autoridades locais de saúde, no âmbito do combate ao novo coronavírus no maior e mais populoso município algarvio», segundo a Câmara de Loulé.

No total, as zonas já criadas têm capacidade para receber 156 doentes. A ZAP com mais capacidade, mais de 40 pessoas, foi criada no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, na sede de concelho.

Na cidade de Quarteira foram criadas duas destas zonas de acolhimento, uma no Pavilhão Drª Laura Ayres, com capacidade para 26 pessoas, «preparada para, em caso de necessidade, poder acolher grupos de idosos», e a outra na Escola D. Dinis, «com capacidade para receber mais de 30 doentes de diversas faixas etárias».

Também em Salir, «uma freguesia do interior marcada pelo envelhecimento da população, foi criado um espaço», a funcionar na Escola Prof. Sebastião Teixeira, que tem condições para receber grupos de idosos. Esta ZAP pode albergar até 20 pessoas.

Na freguesia de Almancil, o pavilhão da Escola Prof. Sousa Agostinho foi transformado numa zona de acolhimento com capacidade para 20 pessoas.

A sexta zona de apoio foi instalada em Boliqueime, no Pavilhão Desportivo local, onde poderão ser albergadas mais de 20 pessoas.

«Os seis espaços adaptados em equipamentos escolares e desportivos contam com uma zona de receção, espaço de refeições e área de isolamento com WC. Em cada uma das zonas criadas existe um Kit de proteção individual composto por luvas, máscaras e termómetro», segundo a Câmara de Loulé.

«Somos o concelho da região com o maior número de habitantes, mais de 60 mil, o que acentua ainda mais a nossa preocupação face a este surto pandémico. Estamos a antever situações de emergência para que, caso surjam, estejamos preparados para dar uma resposta célere e eficaz no apoio à população, em particular aos idosos que são os mais vulneráveis à infeção pela Covid-19», ilustrou Vítor aleixo, presidente da Câmara de Loulé, que ontem visitou as ZAP do concelho, acompanhado por Hermenegilda Domingos, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central.

Além desta seis zonas de apoio, estão já em preparação mais três espaços, «sendo que o objetivo será de poder acolher no total até 300 pessoas em todo o concelho de Loulé».

 

Fotos: Câmara de Loulé

 

Comentários

pub