Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

O livro “As Mais Antigas Receitas de Batata-doce dos séculos XVIII e XIX” está a ser oferecido, em versão PDF, pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, que o editou, e pelo seu autor, o investigador algarvio José António Martins.

Aos interessados em receber um exemplar do livro em PDF, basta enviar um pedido para um dos
seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected].

«Neste livro, podemos encontrar o modo de confecção deste tubérculo, relativamente fácil de encontrar no mercado, tanto nas grandes superfícies, como no comércio local e que os nossos avós e bisavós se deliciavam em sobremesas ou como uma das suas principais refeições», explica a ADPHA.

jf-quarteira

Esta é a forma de a Associação ajudar a que, neste tempo de isolamento social por causa da Covid-19, se continue a fazer uma alimentação saudável, no caso com recurso à batata-doce

«Um fator importante que devemos ter em conta ao longo destes dias respeita à nossa alimentação», que deverá ter em conta a «diversidade de produtos e um conjunto de alimentos que, pelas suas propriedades, merecem estar em destaque na nossa “roda” da alimentação», salienta a ADPHA.

«Inevitavelmente, vamos (quase) todos ficar um pouco mais pesados, atendendo que o espaço habitacional que desfrutamos, na sua maioria, não se compadece com grandes áreas onde possamos fazer exercício, onde as rotinas do quarto, casa de banho, cozinha e sala (ou noutra sequência de dinâmicas espaciais) têm sempre o alvo preferencial destes dias, isto é a televisão. Depois das refeições, ou mesmo com elas a decorrer, estamos sentados e dificilmente tomaremos outro lugar, senão a cadeira ou o sofá».

Assim, continua a Associação, «o papel das refeições torna-se fundamental», devendo os ingredientes «ser bem pensados».

A ADPHA salienta que, entre os grupos de risco, estão os diabéticos e as pessoas na faixa etária entre os 60-70 anos e chama a atenção para as propriedades nutricionais do tubérculo.

O livro que agora está a ser oferecido na sua versão em PDF, dá-se conta de uma investigação histórica em documentação dos séculos XVIII e XIX realizada ao longo dos anos de 2018 e 2019, tendo como objetivo a recolha das mais antigas receitas associadas à Batata-doce. Foram descobertas apenas 18 onde o ingrediente principal é aquele tubérculo.

«Para que possamos ter uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares, sem que os doces e bolos que agora possamos confecionar contribuam para o aumento de peso e favoreçam um aumento dos riscos, em virtude do pouco exercício físico e do sedentarismo, colocamos à disposição de todos um conjunto de receitas, para os que desejem confecionar doces, bolos, frituras, etc.», sublinha a Associação.

«Não esqueçamos que os nossos antepassados tinham pouca diversidade de alimentos, em comparação com os que temos atualmente e também gostavam de doces», nos quais «os produtos da terra, como a Batata-doce, tinham um papel importante na sua gastronomia e alimentação, em geral».

Nesta investigação, agora disponibilizada ao público, a Batata-doce é o ingrediente principal na confeção de Compotas, Doces, Frituras, Pudins, Sopas e até de Torresmos, devendo «ter presente que este tubérculo regula a glicemia e o peso, sendo uma alternativa ao arroz, à batata comum, à massa, etc».

As receitas deste livro são «as mais antigas, as originais, e que a partir destas, outras muitas foram dadas a conhecer, tendo como matriz as primeiras conhecidas e datadas dos séculos XVIII e, sobretudo, do século XX, sendo a Batata-doce o principal e fundamental ingrediente».

A associação chama ainda a atenção para o contributo daqueles que, «pelas suas competências técnico-científicas têm um valor acrescentado na divulgação do conhecimento», esperando que «desse conhecimento possa advir uma contribuição para a manutenção da economia local, regional e nacional, especificamente interligada com os produtores de Batata-doce».

jf-quarteira
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Três pessoas auxiliadas na praia da Amoreira depois de terem sido arrastadas por um agueiro

Três pessoas auxiliadas na praia da Amoreira depois de terem sido arrastadas por um agueiro

Sul Informação - Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores

Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores

Sul Informação - Algarve e Alentejo promovem-se em força na BTL 

Só cinco concelhos do Algarve têm Praias ZERO Poluição