Volta de Apoio ao Emprego passa por Lagoa

A Volta a Portugal de Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia e do Instituto de Emprego e Formação Profissional

A Volta de Apoio ao Emprego passa esta sexta-feira, 7 de Fevereiro, pela 1ª edição da FEEL – Feira de Emprego e Empreendedorismo de Lagoa, no Pavilhão do Arade.

Esta será uma sessão dedicada aos estudantes do ensino secundário e profissional.

Integrada no plano de atividades do centro de informação Europe Direct Algarve, albergado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, esta iniciativa pretende sensibilizar os jovens algarvios para as políticas europeias nos domínios da juventude e do emprego, potenciando a sua participação na sua avaliação e melhoria contínua.

«A desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino e à formação, a falta de condições de trabalho e os elevados custos de habitação são apenas alguns dos problemas que afetam os 1,7 milhões de jovens portugueses. A ação da Comissão Europeia e as políticas da União Europeia têm tido uma atenção redobrada a esta questão», defendeu, por exemplo, Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, num artigo de 2018.

«Um inquérito do Eurobarómetro de Setembro de 2017 permite concluir que as principais preocupações dos jovens europeus se prendem com a mobilidade profissional entre Estados Membros, a sua capacitação e autonomia intelectual e a inovação do sistema educativo. Estas são prioridades que a Estratégia da UE para a Juventude também contempla, o que demonstra a sintonia e o esforço que a UE tem desenvolvido no sentido de ouvir as partes interessadas e de apoiar as autoridades nacionais», acrescentava, então.

A Volta a Portugal de Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia e do Instituto de Emprego e Formação Profissional e divulga oportunidades de emprego e formação no espaço europeu. Os Centros Europe Direct e a rede EURES são os responsáveis locais pela organização das sessões.

Comentários

pub