QRER torna-se a primeira parceira em Portugal da catalã COOP57

A Coop57 é cooperativa de serviços financeiros éticos e solidários

A cooperativa QRER, com sede em Querença, Loulé, é a primeira parceira coletiva fora de Espanha da COOP57, uma «cooperativa de serviços financeiros éticos e solidários, criada em 1995 na Catalunha, que tem como principal objetivo contribuir para a transformação social da economia e da sociedade».

No início de 2019, a QRER foi aceite como entidade parceira da delegação de Andaluzia, «podendo beneficiar dos seus apoios», segundo a cooperativa algarvia.

Agora, a QRER integra duas estruturas da COOP57 Andaluzia: o Conselho Técnico, «estrutura interna responsável pela avaliação das candidaturas a financiamento», e o Conselho Social, «que promove atividades, encontros e outras iniciativas de disseminação dos fundamentos base da COOP57, da banca ética e do financiamento solidário».

 

 

«Este passo representa um momento importante para a atividade e missão da QRER, que vê assim reforçado o seu papel na dinamização que pretende imprimir nos territórios de baixa densidade e na valorização do espaço rural, ações estas igualmente partilhadas pela COOP57», resume a QRER.

Desde a sua criação, «a COOP57 tem vindo a crescer todos os anos, estando atualmente presente em várias províncias de Espanha e reunindo milhares de parceiros, individuais ou colectivos. Os projetos que tem vindo a apoiar, e que são escolhidos pelos próprios membros, são de natureza muito diferente, mas sempre com um forte cariz ético, sustentável, social, solidário, colaborativo e fortemente vinculados junto da sociedade, das comunidades locais e procurando a preservação dos valores naturais e culturais».

Comentários

pub