Em Castro Marim, o Amor acontece todos os dias

Em 2021, vai ter lugar a primeira edição do “Festival do Amor”

A Câmara Municipal de Castro Marim lançou uma campanha que pretende celebrar o amor, nas suas mais diversas formas. Para isso, vão ser recolhidos registos, partilhar-se histórias e procurar-se novas formas de expressão que «apurem e despertem os sentidos para este sentimento tão vasto e onde cabem tantas revelações».

«Assumir o amor na causa pública e despertar para os efeitos benéficos da partilha de afetos na construção de uma sociedade mais feliz» são alguns dos objetivos desta iniciativa, segundo explica a autarquia.

«Quer no serviço público, quer no exercício político, estão pessoas com a vontade e a predisposição para servir uma comunidade, um concelho, uma região ou um país», acrescenta a autarquia.

Em paralelo, esta ação municipal promove «a necessidade de proteger o outro, pela vontade de criar ações e projetos que contribuam para um maior bem-estar social e para uma maior felicidade individual na comunidade».

 

“Celebrar o Amor, a cada dia e em cada gesto, é uma forma de demonstrar afetos. É tão lato o seu sentido, tão básica a sua necessidade, tão abrangente a sua revelação”, sublinha a vice-presidente Filomena Sintra, motivadora desta campanha.

A ideia, continua a vice-presidente, é valorizar o indivíduo e as riquezas socioculturais e económicas da comunidade, sendo esta campanha “uma forma de despertar, sensibilizar e cultivar relações de afetos, seja na escola, no lar, na biblioteca, na natureza, na parentalidade e também na política, em qualquer palco existencial”.

De entre as ações que fazem esta campanha, destaca-se a leitura de algumas obras infanto-juvenis junto dos mais pequenos, a dinamização de atividades/jogos no lar e nos infantários, a mensagem levada de porta-em-porta pela Unidade Móvel de Saúde e a poesia e a literatura em torno deste tema, disponibilizada pela Biblioteca Municipal.

Para assinalar e registar esta campanha, há um coração gigante na Praia de Altura, que pretende despertar para muitas fotografias, do nascer ao pôr-do-sol, neste, que é um dos sítios mais bonitos do concelho.

Com esta iniciativa pretende-se também dar o primeiro passo para um projeto mais amplo, calendarizado para 2021, o “Festival do Amor”, que assentará numa rede estruturada de parceiros, agora em construção, e que pretende promover Castro Marim nos meses de época baixa, transformando-o num palco onde o Dia de S. Valentim se estende no tempo, onde pode ser um outro dia qualquer, e incluir neste contexto outras iniciativas já promovidas no território entre os meses de fevereiro a abril.

 

Comentários

pub
pub